deni zolin

Maioria dos banheiros da praça central está interditada em Santa Maria

De acordo com colunista, dos oito sanitários femininos, só um funciona

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Santa-marienses e pessoas de fora que precisam usar os banheiros públicos da Praça Saldanha Marinho ficam indignados com a precariedade do lugar, pois a grande maioria dos sanitários está interditada. Dos oito sanitários femininos, só um está funcionando e não tem papel higiênico - até o sanitário para pessoas com deficiência está fechado por falta de manutenção. Já no banheiro masculino, estão em operação o mictório e dois dos cinco sanitários. Ao menos nesse, o banheiro para pessoas com deficiência está funcionando.

- Tem que se tomar uma providência para arrumar, porque faz muita falta. É um banheiro que as pessoas procuram porque é público, e é ruim ficar do jeito que está, com só um box funcionando - reclama Leonilda Linharte, líder de sindicato, que precisou ontem usar o banheiro.

Por que o projeto de fim dos cobradores nos ônibus interessa a Santa Maria

Se já é complicado para quem depende do local no dia a dia, fica bem pior quando ocorrem grandes eventos na cidade. Durante a Romaria da Medianeira, como só havia um sanitário funcionando, a fila do banheiro feminino dobrava o Banrisul e ia até o edifício Província, no final do viaduto Evandro Behr. Segundo relato de uma leitora, uma turista argentina teve diarreia e não conseguiu esperar na fila, precisou fazer as necessidades na calçada. 

A RESPOSTA DA PREFEITURA
Questionada sobre os problemas, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que "a estrutura dos banheiros públicos da Praça Saldanha Marinho existe há cerca de 20 anos e, atualmente, recebe manutenção ao menos duas vezes ao ano. No entanto, essas manutenções não têm sido suficientes para resolver os problemas, que voltam a ocorrer com maior frequência (principalmente na rede hidráulica), em muitos casos, por conta do mau uso dos sanitários ou por vandalismo. Isso acaba demandando a interdição de vasos sanitários."  

Ainda segundo o Executivo, "em preparação à Feira do Livro deste ano, foi feita uma manutenção geral nos banheiros da Saldanha Marinho, que incluiu a troca de torneiras, de tampas dos vasos sanitários, de válvulas de descarga nos vasos sanitários e de luminárias, além da instalação de um mictório novo no banheiro masculino. Em maio, os sete sanitários masculinos e os sete femininos estavam funcionando a pleno. Ocorre que, de lá para cá, foram danificadas várias válvulas de descarga, o que levou à interdição da maioria dos sanitários. Como a compra desses equipamentos precisa passar por processo licitatório, não é possível que seja feita com maior celeridade. Um orçamento já foi realizado para o conserto dos sanitários cujas válvulas de descarga apresentam problema, mas ainda não há prazo para o conserto."

ALÉM DISSO... 
Sobre a colocação de banheiros químicos na Praça Saldanha Marinho no dia da Romaria, a prefeitura alegou que, como há limite orçamentário para isso, prioriza-se a instalação junto ao Parque da Medianeira. Mas essa sugestão pode ser avaliada para as próximas edições do evento religioso, segundo o Executivo.

*Colaborou Luiza Oliveira


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190