Deni Zolin

Falta de matérias-primas e preços até 60% maiores nas fábricas de Santa Maria

Indústrias estão tendo de repassar aumentos de preços aos clientes

A escassez de matérias-primas e embalagens está afetando indústrias de todo o país. E aqui em Santa Maria, não é diferente. Segundo fonte da coluna no Parque Industrial e Tecnológico (antigo Distrito Industrial), várias fábricas da cidade estão enfrentando dificuldades pontuais. A indústria de implementos agrícolas Agrimec, por exemplo, não está conseguindo achar chapas de aço de algumas espessuras, assim como bobinas de chapas galvanizadas, arames de solda, consumíveis de solda, corte plasma e bobinas de alumínio. Fornecedores de vidros e plásticos também não estão conseguindo produtos para entregar. Em alguns casos, quando até conseguem, mas o preço está até 60% mais salgado. É que vale a lei a oferta e da procura. Devido a isso, desde agosto, a empresa já terá de fazer a terceira atualização nas tabelas de preços de seus implementos, obrigando-se a subir os valores para compensar o aumento dos custos.

Rajadas de vento passam de 90 km/h e causam prejuízos na região

No setor moveleiro, há casos de faltas de chapas de MDF, enquanto outras fábricas não conseguem embalagens de papelão.

Algumas empresas que conseguiram antecipar compras ainda têm estoques de insumos para os próximos meses, como é o caso da Agrimec. Porém, outras estão tendo dificuldades. O maior problema é enfrentado pelas empresas menores, já que quem garante maiores compras acaba fechando contrato com as fornecedoras.

A situação não chega a provocar grandes atrasos na fabricação e entrega de produtos nas indústrias, mas muitas delas estão tendo trabalho redobrado para correr atrás de fornecedores, além de sofrer com a alta expressiva dos preços.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190