deni zolin

Em vez de viajar a Brasília, que tal buscar exemplos de sucesso para a educação daqui?

Prefeitos e vereadores poderiam ir a cidades onde a educação é destaque para tentar copiar ideias em seus municípios


Foto: Pré Vestibular Alternativa (Divulgação)

A má qualidade da educação básica é um dos calcanhares de Aquiles do Brasil, inclusive em Santa Maria e região. Além de fazer muitas crianças e adolescentes desistirem de estudar, aumentando o risco de caírem na criminalidade, a educação precária forma parte dos jovens sem as mínimas condições de qualificação para o mercado de trabalho. Ou seja, gera problemas sociais e também econômicos.

Em meio a isso, há muitas escolas ou cidades que se destacam por conseguirem desenvolver projetos com bons resultados, melhorando os índices de qualidade na educação. Mas por que outros colégios e outras prefeituras ou Estados não vão conhecer os projetos que estão dando certo para copiar essas iniciativas de sucesso? - nem que seja com adaptações.

Sites das operadoras mostram onde os celulares pegam ou não

Talvez, em vez de gastar com tantas viagens a Brasília, os prefeitos e vereadores poderiam ir a cidades onde a educação é destaque para tentar copiar ideias em seus municípios. Cidades como Natal (RN) têm tido bons resultados com suas experiências. Segundo o Instituto Ayrton Senna, até a ONU vem copiar ideias de sucesso de cidades brasileiras para replicar em outros países, mas aqui no Brasil, há um prepotência de muitos brasileiros que os impede de copiar exemplos bem-sucedidos. E não sou eu que estou dizendo, é uma instituição que estuda e luta pela educação no país.

Outra sugestão: quem sabe poderiam procurar mais os cursos da UFSM para propor mais projetos de extensão na tentativa de melhorar na educação básica em Santa Maria e região, afinal, a universidade é referência em qualidade de ensino.

Ao menos, o governo gaúcho está buscando exemplos do Ceará. Porém, pagar os salários em dia (ao contrário do que faz o governo do Estado) e valorizar os professores também são saídas para melhorar a educação. Afinal, se forem melhor remunerados, mais pessoas vão querer ser professores.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190