deni zolin

Deputado pedirá que Faixa Nova volte a ser BR para poder duplicá-la

Quando o trecho era federalizado, o Dnit chegou a fazer estudos preliminares para duplicar o trecho


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Diante da confirmação do governo do Estado de que a Faixa Nova de Camobi ficará fora do projeto de concessão da RSC-287 e de que não há previsão de duplicar esse trecho, ficou a dúvida: qual seria a alternativa, então, para que a duplicação, estimada em R$ 30 milhões a R$ 40 milhões, seja feita para acabar com os longos congestionamentos?

A coluna questionou autoridades para saber qual seria a saída para viabilizar essa obra, e o deputado federal Paulo Pimenta (PT) confirmou que existe uma alternativa: ele vai pedir que esse trecho de 9 km volte a ser federalizado e se torne rodovia federal novamente, para que a União possa assumir a obra de duplicação no futuro. Até 2017, o trecho era uma BR, mas voltou a ser rodovia estadual porque acabou o prazo de um convênio entre Estado e União.

- É a única alternativa que vejo para fazer a obra, pois o governo do Estado não tem dinheiro para duplicar - disse Pimenta, referindo-se ao fato de que é mais fácil obter verbas federais para realizar a obra.

Faixa Nova: faltou força política

Quando o trecho era uma BR, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) chegou a fazer estudos preliminares para duplicar o trecho, que poderão ser aproveitados. Pimenta diz que, nos próximos dias, vai preparar um documento para fazer o pedido de federalização do trecho ao Ministério da Infraestrutura.

- A justificativa é que esse trecho liga a cidade à Universidade Federal de Santa Maria e à Base Aérea (Ala 4) - declarou o deputado, referindo-se que há interesse da União no trecho.

Realmente, essa parece ser a única saída para que haja uma possibilidade de duplicar esse trecho. As demais autoridades de Santa Maria e região deveriam se engajar nessa proposta e pressionar deputados de seus partidos para apoiarem essa ideia junto ao governo federal.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190