Deni Zolin

Chegada a Santa Maria pela BR-392 e serra de Jaguari ganharão terceiras faixas

Obras, que custarão R$ 6,8 milhões, estão começando e devem reduzir congestionamentos e risco de acidentes

Foto: Jean Pimentel (Arquivo Diário)
Na chegada a Santa Maria, 1,4 km de terceira faixa será feita entre mercado Feltrin e Trevo da Uglione

Dois trechos críticos da região ganharão melhorias, com a construção de terceiras faixas, além de três novas rotatórias, ao custo total de R$ 6,8 milhões. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Santa Maria, as obras foram possíveis porque, este mês, o Congresso Federal aprovou projeto de lei do governo federal prevendo o remanejamento de verbas. Além de terem vindo R$ 3 milhões para a duplicação da Travessia Urbana em Santa Maria, foram remanejados R$ 69 milhões para obras de manutenção das rodovias federais gaúchas.

Com parte dessa verba, o Dnit conseguiu incluir, em contratos de manutenção já existentes, obras de correções pontuais de alguns trechos. Já começou a construção de terceiras faixas na subida da serra de Jaguari, na BR-287. Elas começam logo após a ponte em curva, no início da serra, e seguirão depois do trevo de Jaguari, em direção a Santiago. Ao todo, serão terceiras faixas com 2,3 km de extensão, ao custo estimado em R$ 2,5 milhões. Equipes estão escavando ao lado da pista e reforçando a base com pedras para suportar o peso de carretas. A previsão é concluir os serviços em três meses. Serão executados serviços de terraplenagem, drenagem pluvial e pavimentação. As obras vão resolver um problema muito antigo e garantir mais segurança e fluidez no trânsito, pois como até então era proibido ultrapassar nesse trecho, os veículos ficavam atrás de carretas bem lentas na subida da serra. Alguns motoristas acabavam colocando a vida dos demais em risco ao ultrapassar em local proibido.

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Já em Santa Maria, as obras devem começar em breve e preveem um terceira pista na BR-392, entre o supermercado Feltrin e o Trevo da Uglione, amenizando um problema crônico dos congestionamentos na chegada à cidade. Será um trecho de 1,4 km em que a pista será alargada para comportar uma pista extra (só do lado do sentido São Sepé-Santa Maria), mas vai ser feito também acostamento para garantir a segurança dos pedestres. O custo estimado é de R$ 750 mil. As obras devem ficar prontas até janeiro. Também estão previstos novos trevos.

Por conta dos canteiros de obras, o Dnit alerta que motoristas que trafegam pelas rodovias devem atentar para a sinalização provisória instalada no local e que indica frentes de trabalho em execução. Como existe movimentação de máquinas e equipes realizando serviços ao lado da pista, há previsão de bloqueios parciais, com fluxo de trânsito alternado, em sistema "pare e siga" até a conclusão das obras.

Além das novas terceiras faixas, o Dnit conseguiu incluir nos atuais contratos de manutenção das rodovias outras melhorias para resolver problemas de trânsito em três locais. A primeira obra já começou e prevê um trevo na Faixa de Rosário, que servirá de acesso à Avenida Florianópolis e ao Hospital Regional. Serão realizados serviços de terraplenagem, drenagem pluvial, passeio público e pavimentação. A obra deve levar três meses e beneficiará moradores dos bairros Parque Pinheiro Machado, Tancredo Neves, além dos loteamentos Cipriano da Rocha, Lopes e Monte Belo.

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Na semana que vem, começam obras de dois trevos na BR-392, na saída para São Sepé. Um deles será no acesso à estrada municipal que liga a rodovia ao Frigorífico Silva, enquanto ficará no entroncamento da rodovia com duas ruas antes e duas depois do Supermercado Feltrin - esse local é bem movimentado e perigoso, pois essas vias servem de acesso aos bairros Lorenzi e Tomazzetti e também a outros residenciais e à sede campestre do Clube Dores. As obras devem ser concluídas até janeiro, segundo o Dnit.

Foto: Deni Zolin (Diário)
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