Deni Zolin

Última locadora de DVDs do Centro fecha as portas e vende acervo

Só uma empresa do setor segue aberta na cidade, mas funciona na periferia


Foto: Pedro Piegas (Diário)/

A era dourada das locadoras de vídeos teve, neste ano de pandemia, mais um capítulo triste para os saudosistas que ainda gostavam de ir escolher e alugar um filme que podia ser pego na mão. A locadora El Águila, na Rua Coronel Niederauer, em frente à Praça Saturnino de Brito, fechou as portas e está com seu acervo à venda. Era a última locadora em atividade do centro de Santa Maria. Agora, o proprietário, Martin Kuczura, montou no mesmo local uma loja de venda de embalagens. A El Águila Embalagens vende recipientes em plástico, isopor e papelão para diversas finalidades - tanto para marmitex ou caixas e papéis para doces, por exemplo. No local, seguirá vendendo também os alfajores e os sorvetes da marca El Águila, que são fabricados pela família, que veio do Uruguai para Santa Maria ainda nos anos 1980.

Terceira faixa e novo trevo na BR-392 devem ficar prontos no final de abril

Martin abriu a primeira locadora em 1994, na Rua Doutor Pantaleão, e a segunda na Niederauer em 2002. Foi mais ou menos nessa época que os locais começaram a vender também pães e doces. Houve também a migração do VHS para o DVD e o BluRay, além dos discos de games. Há cerca de dois anos, a locadora da Pantaleão fechou, com o acervo sendo transferido para a Niederauer. Na matriz, perto da prefeitura, ficaram só a padaria e o restaurante, que serve almoços. Mas a queda contínua nas locações, os furtos de discos de video-game, que são mais caros, e a pandemia do coronavírus obrigaram Martin a abandonar a paixão.

- Era para eu já ter fechado a locadora há uns três anos, mas eu mantinha porque era uma atividade que eu gostava. Às vezes, aparece alguém ainda querendo locar, mas agora não tem mais, era gente que não aparecia aqui há dois anos. Daí, fica difícil manter aberto - conta o empresário.

UFSM vai participar de testes de nova vacina contra a Covid

Dos mais de 10 mil filmes, ele acredita que aproximadamente 3 mil ainda estão à venda. Os discos de DVD são vendidos a R$ 3, e os de BluRay, a R$ 5. Já os discos de videogame custam mais caro, com valores variados.

SÓ UMA LOCADORA AINDA RESISTE NA CIDADE

O setor, que chegou a ter dezenas de locadoras em Santa Maria, agora se resume a somente uma ainda em atividade, mas na periferia.

Fica na Rua Luiz Moro, na Vila Caramelo, perto da BR-287, a única locadora de filmes que ainda resiste em Santa Maria - pelo menos, segundo os dados que aparecem em uma pesquisa no Google. É a B&M Vídeo Locadora, que tem cerca de 3 mil DVDs e BluRays, e funciona também como lanhouse, segundo o atendente. Ela já tem mais de 10 anos de atividade. Outra locadora que ainda aparece no Google como se ainda estivesse ativa, a Cinelândia, na região da Nova Santa Marta, já estava fechada desde 2019, conforme comentou o antigo dono, que terminou de vender o acervo em 2020.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190