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Com liberação de R$ 10 milhões, Travessia Urbana segue até março

Depois desse período, serão necessários mais repasses do governo para conclusão da obra


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

A publicação do Diário Oficial da União desta quinta-feira apresentou a liberação de R$ 10 milhões para a Travessia Urbana de Santa Maria, o que totaliza o montante de R$ 257 milhões já repassados para a obra, que está orçada em R$ 309 milhões. Segundo o Departamento de Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), com este repasse, o serviço deve seguir sem problemas até março de 2020. Depois, serão necessários mais repasses do governo.

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O Dnit acredita que ainda em janeiro o governo federal deverá liberar mais recursos para continuidade da obra, mesmo que não sejam os R$ 50 milhões restantes para completar os orçamentos previstos. O departamento explica que o Executivo federal costuma liberar a verba em valores de R$ 10 milhões a R$ 20 milhões, para que o serviço seja feito em etapas.

Até o momento, o Dnit diz que a obra de duplicação de 14,5 km de trechos das BRs 158 e 287 está 82% concluída, o que é significativo, mesmo com os sucessivos atrasos do repasse de recursos por parte do governo federal. Mesmo com a liberação da maior parte dos trechos para o tráfego de veículos, o departamento ressalta que os motoristas devem ficar atentos à sinalização dos trechos que estão em obras.

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A obra, que começou em 16 de dezembro de 2014 e deveria estar pronta desde o final de 2017, completou 5 anos em andamento neste ano. Agora, o serviço recebeu novo prazo para conclusão: dezembro de 2020.

RETOMADA
A assessoria do Dnit explica que a obra está parada agora apenas por conta das férias coletivas dos funcionários, mas afirma que essa pausa foi prevista no cronograma do serviço. A partir do dia 6 de janeiro, a Travessia Urbana deve ser retomada com todo o gás, principalmente, pela liberação dos R$ 10 milhões pelo governo federal.

O quadro geral das obras

O que já foi concluído e teve o trânsito liberado:

  • Viaduto do Castelinho
  • Passarela da Vila Floresta (perto do Cerrito)
  • Viaduto do Cerrito*
  • 2º viaduto da Rodoviária (com Faixa Nova)
  • Viaduto da Duque (perto da Fiat)
  • Viaduto do Patronato (perto do Praça Nova)
  • 2ª ponte do Arroio Cadena
  • Viaduto da Walter Jobim (com Faixa de Rosário)
  • 2ª ponte do Arroio Ferreira
  • 2ª ponte do Arroio Taquara

O andamento dos principais trechos e percentual já concluído*

  • Trevo da Uglione - 62%
  • Passarela da São João - 53%
  • Passagem inferior da Rua Vasco da Cunha - 44%
  • Viaduto da Santa Marta - 70%
  • Passarela do Parque Pinheiro - 83%
  • Viaduto do Bairro Tancredo Neves - 95%

* Pontes antigas dos arroios Taquara e Ferreira tiveram de ser demolidas para construir novas. Estão quase prontas. Ponte antiga do Arroio Cadena passa por reforma 

O que não foi iniciado

  • Passagem inferior da Urlândia

O histórico das obras

  • Início da obra - 16 de dezembro de 2014
  • Previsão inicial de conclusão - Em 3 anos, até final de 2017
  • Previsão atual de conclusão - Dezembro de 2020, se os R$ 50 milhões que faltam forem liberados
  • Extensão - 14,5 km das BRs 158 e 287, divididos em dois lotes. Lote 1 entre trevo do Castelinho e lombada perto da Uglione. Lote 2 entre lombada perto da Uglione e ponte do Arroio Taquara
  • Custo inicial - R$ 309 milhões***
  • Valor já gasto - R$ 247 milhões***, sendo R$ 120 milhões no lote 1 e R$ 127 milhões no lote 2
  • Percentual de conclusão da obra - 82% pronta e quase 80% do valor repassado já foi gasto

*** Valores não atualizados pela inflação


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