camila cunha

Colunista dá dicas de jogos de tabuleiro para animar o isolamento

Nostálgico e divertido 

Quem aí ainda ama jogos de tabuleiro levanta a mão!?. Eu! Ainda que os games eletrônicos tenham tomado conta, sempre tem espaço para se divertir (e relembrar) com um clássico de tabuleiro. Eu sou aquela amiga que sempre quer jogar, bem lúdica (risos). Ok, o momento não é para juntar uma "equipe" e virar a noite jogando, mas porque não jogar com sua família, ensinar nossas crianças (que possivelmente nem conheçam) a se divertirem "longe das telas"?Separei aqui alguns dos meus preferidos, alguns clássicos, outros nem tanto.... Talvez você até tenha em casa e não lembre. 

Imagem & ação


Esse jogo consiste em adivinhar palavras por meio de desenhos, nada de mimica ou dicas, apenas desenhar. Perfeito para aflorar a criatividade, e dar risada também. Sim, um clássico que já ganhou inúmeras edições. 

Banco Imobiliário 


Esse gigante é apenas o jogo mais vendido do mundo na categoria "jogo de tabuleiro" segundo o Guinness World Records. O jogo consiste em ir andando pelo tabuleiro e comprando imóveis, toda vez que alguém parar nas suas propriedades você ganhará um "aluguel". Quem ainda lembra de todas as ruas do jogo? Av. Viera Souto, Pacaembu, Av. Brasil... Eu nunca esqueci (risos). Ah, agora vem até com máquina de cartão e trocaram as ruas (não gostei!). Quero o clássico com dinheirinho de papel (risos). Um jogo que lida com finanças, pode ser bem interessante como aprendizado. Assim como você pode começar o jogo como um empresário bem sucedido, dono dos terrenos mais valiosos, pode terminar sem nada, hipotecar sua casa, seu hotel... E a pergunta que não quer calar, quantas vezes vocês já terminaram o jogo? Te falo em jogo interminável (risos). 

War


O queridinho de muita gente, foi criado nos anos 1950, e segue sendo sucesso em todo o mundo. O jogo com temática de guerra tem como objetivo dominar o máximo de continentes, e eliminar os seus oponentes. É necessário estratégias, inteligência, e sorte também né. 

Academia


Esse não é tão conhecido, mas é o meu preferido. Toda a rodada um jogador lê, e os outros precisam escrever o significado de alguma palavra dada pelo jogo. Normalmente são palavras mega difíceis, mas não tem problema, a ideia é você convencer os outros participantes que o seu significado é o correto. Ganhar votos, e assim avançar no tabuleiro. Os significados escritos pelos participantes, serão lidos juntamente com o significado verdadeiro da palavra. É muito divertido, sai cada coisa (risos). 

Detetive


Esse me lembra muito a infância, tanto a minha, quanto a do meu filho. Muito joguei criança, e, agora, com ele. Um tabuleiro que imita uma cidade, com praça, biblioteca, hospital... Cartas com personagens e armas. A ideia é descobrir quem cometeu um assassinato. Ao longo do jogo, você vai colhendo informações, descartando hipóteses, criando suas teses de: quem, com o que, e em que local ocorreu o crime. Outra frase que nunca esqueci: "Foi a Srta. Rosa, com o castiçal, no Hall". Saudades! 

Jogo da vida 


Outro clássico jogo de tabuleiro, é o Jogo da Vida, o objetivo é bem previsível (risos): estudar, arrumar um emprego, casar (ou não), ter filhos (ou não), e outras questões do cotidiano, suas escolhas, certas ou erradas, mostrarão sua evolução no jogo, porém, como na vida, tudo pode mudar a qualquer "passo". 

Mega Senha 


Agora um jogo "não raiz" (risos). Inspirado no programa da RedeTv, os jogadores devem acertar as palavras (senhas), com apenas uma palavra dada pelo seu parceiro de dupla. Raciocínio rápido e trabalhar em equipe são imprescindíveis


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190