colunista do impresso

Um precioso aliado nas nossas necessidades de transformação no bem

Espiritismo é uma doutrina capaz de modificar a nossa visão dos mundos material e espiritual

Percebe-se nas casas espíritas um aumento considerável de pessoas vindas de outras religiões não mais somente para receber o passe espiritual, mas, também, interessadas em participar dos grupos de estudos espíritas visando repensar, entender e dar um novo significado às suas vidas através de duas premissas básicas da filosofia espírita que são instrução e consolo. E por que esse movimento migratório? As respostas são muitas, mas, com certeza, uma, dita pelos próprios "imigrantes", se sobrepuja às outras que é o fato de que as respostas simplistas e fechadas com as quais a humanidade conviveu ao longo dos séculos deixaram de ser satisfatórias para o novo ser humano do século 20 na medida em que passa a entender que tanto o amor como a dor não têm outro propósito que não seja a educação de espíritos, que somos todos nós, alunos aprendizes em estágio evolutivo ainda muito precário na escala espiritual.

O espiritismo não faz campanha para buscar adeptos para encher suas casas, mas sim objetiva transformar quem o busca em pessoas melhores tanto no campo material no que tange ao comportamento interpessoal como, também, e principalmente, no aspecto espiritual. A absorção e aquisição dos preceitos éticos da doutrina espírita obedecem a uma sequência progressiva de acordo com a maturidade do ser fazendo com que este, ao atingir o campo do pensar através da reflexão e da análise racional, possa adquirir uma nova forma de entendimento e avaliação sobre a razão da sua presença no mundo. Porém, somente o entendimento não basta, pois que os verdadeiros indicadores sobre o seu melhoramento comportamental e ético se dará através da melhoria das suas atitudes ante os acontecimentos da vida no meio em que vive.

Espiritismo é uma doutrina pulsante com a capacidade de, realmente, modificar a nossa visão a respeito dos mundos material e espiritual. Sua filosofia mostra que você não precisa querer mudar o mundo e as pessoas que vivem nele. Não, claro que não, pois quem precisa mudar é você, eu e todos nós, tripulantes do mesmo barco remando para o mesmo destino, o do progresso. Quando conseguirmos redirecionar o olhar para a mudança do nosso mundo interior, perceberemos que o mundo exterior em que vivemos e que nos abriga está recheado de todos os ingredientes necessários para o nosso aprendizado enquanto espíritos imortais que somos.

A propósito da nossa melhora interior, o espírito Ermance Dufaux, no livro Mereça Ser Feliz, pela psicografia de Wanderlei de Oliveira, escreve: "Espíritas que se aplicam na reforma interior não são identificados por suas ações no campo das aparências, que podem não passar de verniz ou máscara para dissimular suas imperfeições e impressionar com qualidades que não possuem, mas são reconhecidos por suas reações ao reagirem a uma ofensa, uma perda ou a uma traição". Pois, mudanças de atitudes, para melhor, é um dos principais propósitos da revelação espírita na medida em que nos incentiva a aprender a lidar e trabalhar os nossos conflitos a partir do conhecimento do nosso papel no mundo.

O Mestre Nazareno disse com a sua elevadíssima sabedoria algo que até hoje não entendemos muito bem. Disse ele: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Alguns espíritas, inadvertidamente e de forma apressada defendem a ideia, equivocada, de que essa verdade é o espiritismo. Claro que não. A verdade a qual se referia o

Mestre é a verdade sobre o conhecimento a respeito de nós mesmos, pois mergulhando no nosso interior para conhecer aquilo que nos atrasa no caminho evolutivo, começaremos mais cedo a sair do casulo da ignorância para iniciar o nosso processo de transformação.

Mas por que em plena pandemia o meu tema de hoje não foi sobre ela. Pois, se você se fez essa pergunta, eu respondo que existem dois grandes motivos. O primeiro é que, no meu espaço anterior há 15 dias, já dei o meu "pitaco" sobre o assunto, além do que, para este tema que assola o planeta, existem pessoas muito mais qualificadas do que eu para tal. E o segundo e principal motivo é que no próximo sábado, dia 18 de abril, a jovem Doutrina Espírita estará completando 163 anos desde o seu surgimento em 1857, em Paris, motivo pelo qual eu não poderia deixar de escrever umas "mal traçadas linhas" a respeito dessa filosofia, ciência e religião que a cada dia que passa recebe mais e mais simpatizantes, transformando o antigo centro espírita em um educandário aberto a todos quantos desejam alastrar a visão para além dos horizontes conhecidos.

O espiritismo, para quem o busca, é um precioso aliado nas nossas necessidades de transformação no bem.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190