deni zolin

UFSM cogita retomar as provas do Peies no final de 2022

A ideia é trazer de volta o processo seletivo seriado, de maneira gradual, junto com uma porcentagem de ingresso de alunos com a nota do Enem

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) discute a possibilidade de uma nova proposta de forma de ingresso na instituição. Atualmente, a UFSM utiliza a nota do sistema de seleção unificada, o Sisu, em 100%. O vestibular foi extinto em 2014, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). No entanto, de acordo com o pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, que participou do Sala de Debate na noite de segunda-feira, o assunto é debatido dentro da comunidade acadêmica, para que passe a valer já em 2022, caso seja aprovado.

- A ideia é que possamos fazer essa rediscussão. A gente já está começando a fazer isso. É a proposta do professor Luciano (Schuch) e de quem for nomeado nessa chapa eleita, que é o professor Luciano, a professor Marta (Adaime) e a professora Cristina (Nogueira). É a proposta de que se faça essa releitura da forma de ingresso e que, ao fazer essa releitura, se aproxime mais da educação básica. O Peies é um processo que aproxima. Processo seletivo seriado é um processo maravilhoso - afirmou Tybusch.

UFSM lança licitação para reforma do prédio da antiga Reitoria

Questionado se existe a possibilidade de retorno da prova do Peies no final de 2022, ele respondeu:

- Total. Por óbvio, desde que discutido dentro da comunidade e aprovado dentro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) - disse ele, lembrando que haveria tempo hábil para implementar até o final do ano que vem.

A ideia, segundo o pró-reitor, é trazer de volta o processo seletivo seriado, de maneira gradual, junto com uma porcentagem de ingresso de alunos com a nota do Enem.

Segundo ele, a ideia é que, se um estudante não fizer a prova do 1º e do 2º ano do Ensino Médio pelo futuro Peies, poderia optar por fazer as provas dos três anos de uma única vez - isso seria semelhante ao vestibular. Porém, tudo isso ainda precisará ser discutido e aprovado.

Ainda de acordo com Tybusch, há motivação para o retorno do processo seletivo seriado, já que esse tipo de pedido já vem sendo feito dentro da universidade, e a UFSM fará uma consulta com os centros de ensino e as unidades, para levar a proposta para o Cepe, que é quem define a forma de ingresso na instituição.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190