colunista do impresso

Sempre Regional

Por mais que a atenção primária caminhe, necessitamos muito de mais leitos hospitalares num futuro próximo, isto é um fato

É longo o caminho, mas não vejo boas conquistas sem longos e árduos caminhos. Fruto de muitos esforços de uma grande família composta pelos prefeitos de Santa Maria e Região, vereadores de Santa Maria e Região, deputados, ministros e membros do executivo estadual e federal, o Hospital Regional vai aos poucos organizando-se e realinhando-se com as expectativas da comunidade, com mais um passo importante dado esta semana que passou. A liberação, por parte do governo federal, de R$ 36,6 milhões para compra de equipamentos, é uma ótima notícia e de grande importância para nossa região.  Num momento onde tudo que é negativo é supervalorizado e parece que se dissemina como um vírus fatal, esta liberação deve ser valorizada e também disseminada como uma injeção de ânimo para os que acreditam e lutam por nossa comunidade. E aqui, por justiça, tenho a obrigação de citar, em especial, teu nome, nosso prefeito Jorge Pozzobom.

Foram várias idas a Brasília, esperas e reuniões intermináveis. Só eu fui a Brasília inúmeras vezes contigo, com vereadores, com a Rossana e a Lucia Madruga (ambas também com importantes pautas para o futuro de Santa Maria) e algumas vezes sozinha,  sempre com muitas pautas, mas sempre, entre elas,  uma especial preocupação com o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e suas habilitações e a colocação em pleno funcionamento do nosso Hospital Regional.

Todos estão de parabéns, mas de forma muito especial tu, Jorge Pozzobom.  Sim, prefeito, o senhor nunca desanimou quando não foram verdadeiros contigo e, frente as portas fechadas e promessas quebradas, não titubeou. Sempre com uma alegria peculiar e uma esperança ímpar, tu seguiste em frente. Novamente, parabéns. Em um mundo onde parabenizar e agradecer é pouco comum, e reconhecer menos ainda, eu quero agradecer e reconhecer o teu empenho e esforço para esta causa. Conheço a realidade da saúde de Santa Maria e Região. Sei da carência histórica de leitos hospitalares . Conheço também a necessidade de melhorias em nossa atenção primária.

E, aqui enfatizo, por mais que a atenção primária caminhe, necessitamos muito de mais leitos hospitalares num futuro próximo, isto é um fato. Conheço a vulnerabilidade e as dificuldades de nossa cidade e as dívidas antigas do Estado e da União para com ela. Conheço de muitas caminhadas e escutas de seus "atores" sociais, de muitos dias de mais de 14 horas de trabalho e de semanas intermináveis, com "escolhas de Sofia" tendo que serem feitas diariamente e várias vezes por dia, e conheço pelo amor que me move por esta comunidade. A cidade conquista vagarosamente, porém solidamente, um novo espaço de cuidado, um espaço de acolhimento para os que mais precisam de resultados práticos de diagnósticos e terapia em saúde, e isto é uma conquista muito importante.

Obrigada, Jorge, por não desistir. Parabéns a todos que de uma forma ou outra participaram na construção de mais este passo importante.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190