colunistas do impresso

Santa Maria da Boca do Monte (7 ª parte) - Saúde

Em tempos de comemoração pascoal, que fala sobre a renovação, é bem propício versar de saúde

Então, dando a continuidade da saga sobre a economia de nossa cidade, neste texto escrevo sobre um ramo que a tempo só cresce em nosso município. A saúde, um setor estratégico, essencial e importantíssimo em nossa realidade. Em tempos de comemoração pascoal, que fala sobre a renovação, é bem propício versar de saúde.

De fato nos últimos tempos em nossa economia local, a participação dos subsetores da saúde cresce em relação aos outros setores. Estima-se por volta de 10% ao ano a abertura de novas especialidades, clínicas, profissionais e etc. É sabido que o setor da saúde abrange vários outros subsetores, ou seja, a cadeia produtiva e o mercado de trabalho dela são bem amplos.

Segundo a FGV em um levantamento estatístico sobre a saúde para o Brasil os "procedimentos com finalidade diagnóstica" cresceu em 2020 perto de 40%. E o Pib do setor em 2017, em seu último levantamento era de 4,3%, sendo que, 2,0% do lado privado e 2,3% do público. Apesar, que esse mesmo estudo aponta um recuo em algumas dessas métricas no ano de 2020, por causa da Pandemia.

Mas, voltemos para o nosso escopo e para a economia de nossa cidade. Quando se analisa uma economia local, o que se quer é apontar, saber, informar e planejar quais os setores que são fundamentais para a consolidação de nossa riqueza local. E a saúde, aqui para nós, é um desses setores capazes de gerar essa renda interna. Como afirmei em textos anteriores que a matriz de Santa Maria é de consumo, a saúde entra exatamente neste ponto. Ela, do ponto de vista macroeconômica, é um serviço e, portanto, há uma demanda muito grande em consumir este serviço. Logo, as gerações de receita, de renda e de trabalho no setor são bem significativas.

Considero como a grande virtude do setor por aqui, dois fenômenos: a estrutura da oferta tanto pública como privada existente; e formação do capital humano que se habilita e se forma aqui. Até porque temos dois cursos superiores de Medicina e uma série de cursos técnicos e superiores da área de saúde. Acredito que o plus da saúde aqui, para o futuro, será o link do atendimento clinico e hospitalar com a tecnologia. Explico melhor, se no setor, de forma endógena, persistir na busca dos aperfeiçoamentos das técnicas, pesquisas e avanços tecnológicos, terá no longo prazo uma dinâmica sustentada e eficiente. O que gerará uma forte riqueza por aqui.

Ora, é bom lembrar que já temos algumas experiências neste sentido. O aplicativo "Hemotify" é um bom case. Contudo, podemos crescer exponencialmente neste universo, é só ter uma conjuntura favorável em volta deste tal objetivo. Na Califórnia, nos EUA, tem o "Vale do Silício", porque não fazer aqui essa ideia prosperar. O tal: "O Vale de Saúde da Boca do Monte".

Um pouco de ambição ao setor não faz mal algum, pelo contrário, será importante para os próprios agentes que labutam no mesmo, como também para as empresas. E, claro para a economia de nossa cidade. Temos várias ofertas valiosas de especialidades médicas por aqui. O mercado sempre existe para saúde, até porque sem ela a nossa vida seria muito diferente. Vejam o caso, agora, da Pandemia, a excelência em que os profissionais e empresas do ramo estão fazendo por nós.

Portanto, há razões suficientes para também convencionar que aqui em, Santa Maria, somos excelentes na saúde para todos (as).

CONFIRA OUTROS TEXTOS:
Santa Maria da Boca do Monte (6ª parte) - Economia


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190