deni zolin

Preocupação é natural, mas é hora de retribuirmos e sermos solidários

Parece que agora é a vez de Santa Maria retribuir com um gesto solidário

18.306

Foto: Divulgação (Palácio Piratini) 

É natural haver preocupação com a vinda de pacientes de fora, afinal, a situação dos nossos hospitais não é tão confortável assim e as empresas sofrem com as restrições da bandeira vermelha há quase um ano. Porém, é preciso deixar claro que esses pacientes de Manaus não vão contar para os cálculos da bandeira do Distanciamento Controlado.

Existe, sim, algum risco de que possam trazer alguma cepa nova do coronavírus, o que me parece a situação mais preocupante, mas as autoridades estão tomando todas as medidas possíveis para minimizar esse risco, como deixar, nos leitos clínicos do Hospital Regional só os pacientes vindos de Manaus, e isolados. Além disso, a médica infectologista Jane Costa ressaltou que o maior problema de Santa Maria hoje seguem sendo as aglomerações, que aumentam muito os casos, e não a vinda de pacientes de fora.

Licitação para a obra de ampliação do aeroporto civil deve sair neste semestre

Os dois principais motivos que os santa-marienses devem levar em conta antes de criticar a vinda dos pacientes de Manaus são esses: 1) É uma questão humanitária e de salvar vidas. 2) Quando houve a tragédia da Boate Kiss, muita gente de fora estendeu a mão e ajudou Santa Maria. Só um exemplo: 52 feridos da Kiss foram transferidos em estado grave para Porto Alegre e Canoas, que também estenderam a mão para salvar vidas. Profissionais de várias cidades e Estados vieram para Santa Maria, de forma voluntária, para ajudar a atender tantos feridos e apoiar as famílias que perderam pessoas na tragédia. A contabilidade da época é de que houve 5 mil voluntários, a maioria daqui. Outras cidades também enviaram materiais e equipamentos a Santa Maria.

O oxigênio gaúcho à dolorosa asfixia de Manaus

Então, diante de tudo isso, parece que agora é a vez de Santa Maria retribuir com um gesto solidário, assim como já fez recebendo pacientes com Covid de outras cidades gaúchas. E quem estiver preocupado com possível lotação dos hospitais daqui, sabemos que, se for preciso, pacientes de Santa Maria serão transferidos para outras cidades.



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190