colunista do impresso

Precisamos de primavera

Vivamos a estação e nos esforcemos para que volte a primavera em nossas mentes e em nossos corações

Estamos desejosos de que chegue a primavera e que venha com tudo o que carrega em seu significado como estação e como simbolismo de renovação.

A primavera anuncia um novo tempo, uma nova paisagem que gera, além de um novo visual, um novo espírito de alegria e de esperança, pois tudo floresce e se renova. Com ela renasce um novo clima e um doce aroma. Toda a natureza surge com outra roupagem e textura e com uma indescritível beleza.

Ela acorda a vida latente e, aparentemente, adormecida; devolve o brilho e o encanto ao que estava escondido, opaco e sem entusiasmo.

Sua característica é mostrar o surgimento da vida nova, do aparecimento do múltiplo e singular colorido das flores com seu perfume inebriante que atrai as abelhas e os insetos, que além de buscar o néctar, promovem a necessária fecundação. Nossos bosques, nossos jardins e matas são invadidas pela sonoridade do canto das aves; as sementes jogas à terra germinam e crescem renovando a esperança de fartas colheitas.

O céu retoma seu brilho bordado de estrelas e o astro maior acorda mais cedo para iluminar o dia e apressar o impulso germinador da vida nova que dará origem à variedade dos frutos.

Precisamos de primavera para ver as pitangas surgirem com sua cor ardente e seu típico sabor; para ver os campos voltarem a alimentar com fartura os rebanhos, os trigais darem um tom de harmonia e beleza à natureza, os sabiás romperem o silêncio da hibernação, sonorizando a chegada da nova estação. Essa estação tão esperada e tão amada por todos os que amam a vida!

Por outro lado, precisamos, também, e muito, de primavera em nossa sociedade para recobrar a esperança no futuro, o brilho em nosso olhar e o sorriso reaparecer livre em nosso semblante.Precisamos de primavera para que sintamos a alegria da liberdade, a serenidade da paz interior, o retorno à vida normal para não temermos a proximidade, o aperto de mão, o abraço e para não pôr limites à expressão do amor paterno-materno, filial e fraternal e para que a mesa volte a ser o sagrado altar da nossa comunhão.

Precisamos de primavera para que a alegria substitua a tristeza; para que a paz tome o lugar das angústias e preocupações; para que a depressão dê lugar ao canto, à dança, à festa; para que a solidão deixe o espaço para o encontro e a convivência.

Precisamos de primavera para que os frutos do trabalho voltem a alimentar os famintos e desempregados; para que os idosos gozem de sua autonomia e liberdade; para que os jovens e as crianças desfilem em nossas ruas buscando o crescimento e a formação nas escolas e universidades.

Precisamos de primavera para que ninguém se sinta privado de expressar sua fé, sua crença, a convivência comunitária sem restrições e sem medos.

Vivamos a estação da primavera e nos esforcemos para que volte a primavera em nossas mentes e em nossos corações!

mais sobre:

padre xiko


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190