contatos Assine
opinião

OPINIÃO: Perspectiva 2019

02 Janeiro 2019 09:22:00

Porque assim agindo eles terão o respeito da comunidade, glória alta e compreensão entre os homens


A palavra retrospectiva vem do latim "retrospectare", que significa "olhar para trás". Palavra muito usada pela mídia nesta época do ano para rever e recordar as principais ocorrências do ano, geralmente tragédias ou mortes de pessoas ilustres. O cronista bem que é tentado a fazer uma retrospectiva nesta época. Mas por se tratar da primeira crônica do ano, ouso fazer o contrário, tentando quase a ficção. Isto é, fazer uma perspectiva. Elaborar uma visão ao longe, influenciado por seu tipo de personalidade, calcado em suas experiências, tentar adivinhar o mundo como será no futuro próximo. De sorte que convido o leitor a me acompanhar nesta perspectiva 2019, com coisas grandiosas e otimistas!

Hospital Regional funcionando com total capacidade, abundância de leitos nos demais hospitais, ausência de filas nas UPAS e prontos-socorros, creches para todas as crianças possibilitando que as mães possam trabalhar, cidade apontada no "Fantástico" como a primeira cidade brasileira a ter abolido doentes idosos gemendo em macas em corredores superlotados.

Tomógrafo do Hospital Universitário consertado e funcionando a todo vapor, concursos abertos para preencher todas as vagas de funcionários aposentados em todas as unidades universitárias suprindo as defasagens históricas desde vigilantes para cuidar do patrimônio à contratação de novos docentes.

Término das obras e funcionamento do Ginásio Esportivo do Colégio Estadual Manoel Ribas, há quase uma década emperrado em trâmites burocráticos. Cobertura e conserto do telhado do Clube Caixeiral, que voltará a funcionar com seus tradicionais bailes e seu restaurante. Término das obras da Casa da Cultura, em pleno centro da cidade-cultura. Remodelação da Praça Saldanha Marinho, com plantio de novas árvores, novos bancos, chafariz funcionando.

Uma reforma completa - espera-se que definitiva - do nosso Calçadão Salvador Isaia, com presença de guardas durante as 24 horas, dando segurança à população. Um plantio colossal de árvores na época adequada (meses de maio, junho, julho e agosto) nas ruas, avenidas e praças de Santa Maria. Conserto das pedras portuguesas dos canteiros centrais da Avenida Rio Branco, pois as mesmas estão sendo arrancadas diariamente do piso depois da reforma feita há poucos anos.

Maior policiamento daquele que deveria ser motivo de orgulho da cidade: nosso Parque Itaimbé. Volta do funcionamento da usina asfáltica para o conserto dos buracos das ruas e avenidas da cidade. Solução para o problema da delinquência noturna na Praça Saturnino de Brito, onde até mortes já ocorreram.

A lista seria por demais extensa. Mas, por derradeiro, do fundo do meu coração e movido com todo espírito otimista e ainda bafejado pelo clima natalino, desejo que Deus dê a todas às nossas autoridades muita saúde, energia e grande vontade política para realizar essas tarefas todas. Porque assim agindo eles terão o respeito da comunidade, glória alta e compreensão entre os homens. Que assim seja!

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249