contatos Assine
opinião

OPINIÃO: Para iniciar o ano com arte, cultura e alegria

03 Janeiro 2019 09:03:00

O teatro aborda um assunto atual, que reflete comportamento, boas atitudes e conhecimento


Eu não fui ao teatro quando era criança. Fui no circo de lona, fazia parte do coral da escola, se tivesse teatro na escola, lá estava eu. Mas não tive a oportunidade de ir ao teatro assistir a um espetáculo. Talvez por isso eu considero tão importante esse acesso para as crianças. Nas próximas semanas, uma movimentação divertida se inicia na mais tradicional casa de espetáculos de Santa Maria. São as férias culturais que aquele templo da arte proporciona em janeiro para adultos e crianças. Bancada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, a ação oferece 15 sessões gratuitas de espetáculos locais.

Além de valorizar nossa produção artística, possibilita a manutenção de um patrimônio cultural importante que é o Theatro Treze de Maio. Em 2015, o jornal O Estado de S. Paulo publicou uma reportagem sobre as boas razões para ir ao teatro. Ficar mais culto é a primeira. Assistir a uma peça numa sala de espetáculos é uma experiência sensorial que os cinemas 4D se esforçam para oferecer, mas o teatro sempre será mais sensorial. O sentimento dos atores é percebido pela plateia. Que é uma experiência única, tem muita gente que já sabe. Se você for duas vezes assistir o mesmo espetáculo, terá a certeza de que não são iguais. O texto é o mesmo, se a peça for a mesma, mas há improvisos, e a resposta da plateia é diferente a cada apresentação.

Obrigar você a sair de casa é o quarto motivo. Sim, precisa sair do sofá. No caso da criançada, é ótimo. Vi pais chegando ao Theatro esta semana bem felizes com a proposta. É uma oportunidade de tirar a criançada da frente da TV ou dos videogames. No caso aqui citado, no Theatro Treze de Maio, é de graça. E tem sempre programação de qualidade com entrada franca, basta procurar. É uma oportunidade de conhecer textos clássicos de forma bem fácil. Shakespeare, Irmãos Grimm e tantos outros, além do trabalho autoral de grupos daqui, são apresentados de forma simples. A criançada é perita no assunto. Tem o caso de uma avó que levou o netinho em todas as apresentações do espetáculo Os Músicos de Bremem (Irmãos Grimm), em 2017. Acha cansativo? O picurrucho não.

Criança adora esse repeteco. Assistir a um trabalho ao vivo não tem preço. E muitas vezes, o teatro aborda um assunto atual, que reflete comportamento, boas atitudes e conhecimento. Há vários jeitos de contar uma história. O teatro é feito na frente da plateia, ao vivo, mescla efeitos, cenários, figurinos, trilha sonora. A história fica muito interessante. No caso da criançada, ainda tem a possibilidade de encontrar, falar, fazer fotos com os personagens no final do espetáculo. Uma experiência e tanto para esses pequenos. O público que está formando a plateia nos últimos dias sabe de tudo isso. E se diverte muito. Porque a vida, com arte, fica mais divertida, mais bonita. Sempre.

fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249