contatos Assine
opinião

OPINIÃO: Olha o placar aí, gente!

09 Abril 2018 12:56:00

Acredito que pensar em ações e mudanças daqui para frente será fundamental para o progresso



Quase sempre escrevo neste espaço sobre economia, negócios, empreendedorismo e finanças, no entanto, nesta última semana, devido aos fatos políticos e sociais ocorridos em nosso país, não posso me furtar em escrever sobre isso. Ao pensar e refletir sobre, me lembrei da música do Skank, nomeada Uma Partida de Futebol, que inicia assim: "Bola na trave não altera o placar...".

Pois bem, há quatro anos, um placar de 7x1 mudou as verdades sobre o futebol no Brasil, vocês lembram? A choradeira foi grande e os comentários perduram até hoje. Muitas coisas mudaram e alteraram o pensar sobre essa modalidade esportiva. Porém, de fato esse placar fez muita gente pensar se o nosso país é do futebol... 

E, nesta última semana, tivemos a votação do habeas corpus do ex-presidente Lula. E novamente os olhares de quase toda a população estavam na expectativa do placar final. O resultado foi contrário a Lula, ou seja, a decisão foi de negar o habeas a ele e, por consequência, a magistratura cumpriu o seu dever de decretar o aprisionamento deste cidadão brasileiro. 

Coincidência ou não, passaram-se quatro anos, e o placar voltou a ser notícia por este pago e a nível mundial. Se ambas as decisões foram justas, deixo isso para os especialistas nos temas. Mas o que posso afirmar é que o placar muda e indica muita coisa que ainda temos que melhorar.

As semelhanças são muitas, no entanto, tanto no futebol como no Supremo Tribunal Federal (STF), o número 11 é a bola da vez. Há inúmeras outras analogias com o número 11, mas deixo de lado estas. De fato, temos agora outro cenário, principalmente no plano político e jurídico em nosso país. Espero que esta decisão não atrapalhe a nossa economia, que, aos trancos, vai se recuperando. No entanto, sei que são inevitáveis essas inter-relações.

Por fim, como refletimos até hoje e ainda buscamos as explicações do 7x1, também o debate sobre o placar dessa última semana será marcante em nossa sociedade brasileira. Acredito que pensar em ações e mudanças daqui para frente será fundamental para o progresso econômico e social de nosso Brasil. Uma nova forma de governar, um novo Estado, enfim uma nova perspectiva. Não esmorecer é o mote. Não esquecendo que teremos eleição e Copa do Mundo em 2018!

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249