colunistas do impresso

Olhos risonhos

Ostentar um comprovante de vacinação na carteira, bancários é a nossa maior riqueza na atualidade

Ultimamente, tem sido difícil trazer assuntos que nos façam sorrir. As notícias diárias, além de revelarem a triste realidade do número de famílias atingidas pela covid, apontam homicídios, feminicídios, violências contra idosos e crianças. Simultaneamente, enfrentamos o aumento galopante dos preços dos alimentos, combustíveis, gás de cozinha, água e luz. Ou seja, não está fácil.

Entretanto, observando as fotos de perfil de muitos amigos nas redes sociais, é possível perceber a carinha de satisfação, mesmo com uma seringa espetada no braço. Alguns, mais criativos, exibem poses com fantasias de jacaré, outros carregam placas ou mesmo camisetas que, em letras garrafais, exibem orgulhosos frases como "viva o SUS!", "viva a ciência", "viva a vacina". E eu engrosso o coro: viva!

Até os mais resistentes, que insistiam no discurso de medicamentos, aos quais evidências científicas acumuladas ao redor do mundo apontavam ineficácia, estão aderindo à vacinação e postando a alegria da chegada da sua vez na picada.

Um sinal de esperança? Creio que sim. Inclusive assistir à disputa entre São Paulo e Rio Grande do Sul para ver quem vacina primeiro, tem sido motivo de contentamento. Que vençam ambos essa corrida! Que o Brasil inteiro ganhe essa maratona e nos deixe com a cara da felicidade estampada em todos os cantos dessa nação. Ostentar um comprovante de vacinação na carteira, que antes só carregava algum dinheiro e cartões bancários, é a nossa maior riqueza na atualidade.

Obviamente, temos informações suficientes para saber que nenhuma vacina protege 100%, mas já compreendemos que ela reduz em muito os riscos e minimizam a chance de desenvolver as formas graves da doença.

Ver estratégias apoiadas na ciência e nos mais recentes estudos sobre o novo coronavírus deslanchando de norte a sul traz alento e expectativa de finalizarmos essa pandemia, a qual já trouxe tantas mortes e sofrimento para os brasileiros. Ver que as pessoas estão percebendo a necessidade da continuidade do uso da máscara, por compreender que precisamos um percentual importante de imunizados, para depois sermos liberados de seu uso, é vencer o obscurantismo.

Aliás, gostaria de parabenizar e agradecer a todos os profissionais da saúde envolvidos no processo de vacinação do nosso município. Saber que essa semana já será aplicada aos que possuem 48 anos, nos devolve um pouco do bom humor. Sabemos que não é fácil organizar as equipes para imunizar uma população extensa, evitando aglomerações. Colaborando nesse processo estão as universidades, com o envolvimento de professores e acadêmicos dos cursos da saúde.

Portanto, parabéns aos voluntários e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde que estão realizando essa tarefa com sucesso. É o SUS mostrando claramente sua competência no processo do cuidado com a saúde da população. Salve! Temos motivos para estampar olhos risonhos nas fotografias, tendo em vista que as bocas ainda precisam se manter escondidas debaixo das máscaras.

CONFIRA OUTROS TEXTOS:
Incoerência


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190