colunista do impresso

O dia da mãe terra

Que São Francisco, Padroeiro Mundial da Ecologia, abençoe a todos !

O dia 22 de abril em todo o mundo é conhecido como "Dia da Mãe Terra", "Dia do Planeta Terra" ou "Dia da Terra" simplesmente. É um dia usado para reflexão sobre a importância da única morada da nossa espécie e a necessidade de conservá-la para as gerações futuras.

Quem teve a ideia de criar esta data foi o senador norte-americano Gaylord Nelson (falecido em 2005), que comemorou a data pela primeira vez em 22 de abril de 1970, durante um fórum que conseguiu chamar a atenção de 20 milhões de pessoas em todo mundo. Atualmente, com o aumento da problemática ecológica, milhões de pessoas promovem iniciativas em seus países no chamado "Dia Internacional da Mãe Terra", como ficou conhecida oficialmente a data pela Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Certamente, como ocorre todos os anos, muito pouca coisa será feita publicamente pelas autoridades para lembrar esta importante data, sobretudo neste tempo de isolamento devido ao coronavírus. Mas felizmente temos a televisão: o canal National Geographic vai celebrar, durante todo o dia 22 de abril, a partir das 7h, o "Dia da Terra" com produções especiais, incluindo a nova temporada do Brasil Selvagem. Tive acesso à programação, graças ao boletim da Agência Envolverde, e repasso aos leitores interessados em meio ambiente e ecologia os quatro tópicos mais importantes da programação noturna:

Resgate de Leões Marinhos (18h45min) - Todos os anos, centenas de milhares de animais morrem em redes de pesca descartadas ou perdidas em todo o mundo. Duas mulheres no México estão rastreando dezenas de leões-marinhos entrelaçados que estão sendo mortos lentamente por redes cortando seus pescoços. Veja como eles lideram uma equipe internacional de veterinários e especialistas em vida selvagem para capturar os leões-marinhos e realizar cirurgias delicadas para salvá-los.

Brasil Selvagem: Pantanal (19h30min) - Para o espectador entrar no clima de Brasil Selvagem, o Nat Geo reprisa dois episódios da primeira temporada de Brasil Selvagem: Pantanal. A noite começa com o A Savana das Emas, que apresenta numerosas espécies, incluindo tamanduás gigantes, lobos guará e as maiores emas que migram para as pastagens do Pantanal durante a estação seca. Na sequência, Refúgio das Ariranhas mostra um biólogo procurando uma ariranha no limite sul do Pantanal brasileiro.

Brasil Selvagem: Costa Brasileira (21h) - A nova temporada da produção original Brasil Selvagem apresenta a gigantesca costa atlântica do país, que abrange cinco dos seis biomas brasileiros. Águas azuis, verdes, infinitas praias, centenas de ilhas, recifes, costões rochosos, dunas, estuários e baías fazem da costa um dos mais ricos mosaicos de ambientes do mundo. Neste episódio de estreia vamos acompanhar a jornada das gigantes baleias-jubarte que todos os anos visitam a nossa costa e conhecer mais sobre a vida dos animais que vivem no Arquipélago de Abrolhos. O programa será exibido no dia 22 de abril às 21h e é uma coprodução com a Cristian Dimitrius produções.

Paraíso Subaquático: A Defesa dos Oceanos (21h45min) - Do produtor executivo Martin Sheen, a produção é um conto repleto de aventuras e espetacularmente belo sobree o nascimento do movimento global para proteger o mar. Dos mundos subaquáticos de gelo aos santuários de corais reluzentes, descubra o que é preciso para criar um movimento e agregar mudanças positivas.

Espero que seja do agrado de todos. E que todos possam fazer uma bela reflexão sobre nosso lindo planeta. Além de dar uma folga para o espírito para que - no lugar de tanto ódio, desavença, incompreensão e morte - a alma possa respirar vendo belas cenas de ricos ambientes e belos animais que nos dão exemplo de viver na mais absoluta paz.

Que São Francisco, Padroeiro Mundial da Ecologia, abençoe a todos !


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190