executivo

O desafio de Rodrigo Decimo à frente da prefeitura

Vice-prefeito assume interinamente o comando da prefeitura de Santa Maria

Marcelo Martins

Sem mais fase de teste, agora, para os próximos 15 dias, Rodrigo Decimo assume interinamente o comando da prefeitura de Santa Maria em função de o comandante-mor do Executivo municipal, Jorge Pozzobom (PSDB), ter sido diagnosticado com Covid-19. Sem ser um vice-prefeito figurativo ou com atuações protocolares, Decimo foi, ainda antes do resultado da eleição do ano passado, alçado a um protagonismo poucas vezes visto na história recente da municipalidade. Foi dada a tarefa ao empresário, ligado ao setor da construção civil, a tarefa de encampar uma reforma administrativa que rompa com as barreiras que impedem um fluxo mais ágil e inteligente dentro da máquina pública. Sabedor de todos as adversidades. Decimo assumiu o desafio e fez uma reforma que, basicamente, prioriza a mudança de cultura e de processos. Os resultados dependerão certamente muito do que os colegas dele farão dentro do governo. Ou seja, se irão ter capacidade de levar resultados e de cobrar os subordinados.

Veja o que abre e o que fecha no feriadão em Santa Maria

O certo (des)conhecimento do andamento da administração e das entranhas da máquina, por parte do Decimo, o motivam a fazer com que o poder público não seja um entrave a quem quer empreender, e, ao mesmo tempo, de facilitar a vida de quem precisa consultar os serviços do paço municipal. A digitalização de processos e de serviços é algo ainda incipiente e depende muito de uma combinação casada entre servidores e o núcleo central da administração municipal.

Prefeito Jorge Pozzobom está estável e apresenta melhora nas últimas 12 horas

Com um secretariado orientado a seguir a cartilha de Pozzobom - de perseguir (e atingir) resultados -, Decimo é o "ungido" do prefeito e o eleito como o homem de total confiança do tucano. Mesmo que não se diga abertamente, Decimo está longe de ser um nome consensual e que agrade a totalidade do secretariado. Até porque há aqueles, mesmo que em número restrito, que se veem preteridos pelo prefeito dada a preferência de Pozzobom pelo vice.

MAIS TEMPO

Inicialmente, o atestado médico de Pozzobom tem validade por 10 dias. O que, neste período, fará com que Decimo fique à frente do comando do Executivo municipal. Pozzobom seguirá, neste período, resguardado. Mas nem por isso deixará de trabalhar. O chefe da municipalidade tem um perfil muito próprio: o de ser um trabalhador compulsivo. "Incomodado de estar no hospital", como disse Decimo sobre Pozzobom, o prefeito reeleito seguirá delegando funções e alinhando demandas do governo com Decimo.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190