colunista do impresso

Mês da Igualdade

Apesar de ainda estar longe do ideal, avançamos muito em Santa Maria

Tivemos ontem a abertura do "Mês da Igualdade" no Theatro Treze de Maio, com a entrega de prêmios, em homenagem a personalidades que atuam em favor do Movimento LGBTQI+ e apresentações artísticas. O prêmio intitulado "Triângulo Rosa" refere-se a um emblema utilizado nos campos de concentração nazista para identificar homossexuais. Após estamparem esse símbolo nos seus pijamas listrados, milhares foram capturados e enviados para campos de concentração pelo regime de Hitler.

Tenho muito orgulho de ostentar na sala da minha casa o primeiro Triângulo Rosa que foi entregue em Santa Maria. Considero uma glória estampar amor, principalmente nesses dias em que se disseminam mensagens de ódio.

O tema central do Mês da Igualdade nesse ano é "Stonewall, 50 anos". As manifestações violentas que ocorreram contra a população LGBT em Nova York no ano de 1969, no bar Stonewall, deram início ao movimento mundial de luta pelos direitos dessa população.

Será que precisamos relembrar histórias tristes da humanidade, quando populações inteiras foram dizimadas por serem consideradas diferentes? Pelos depoimentos que temos assistido de pessoas que deveriam estar defendendo a população brasileira, sim. Se você tem alguma dúvida sobre esses fatos ocorridos, poderemos indicar inúmeros filmes e livros que contam o terror pelo qual muitos passaram. Escolha um deles, puxe pela sua sensibilidade. Seria impossível, conhecendo o passado, repetirmos tais horrores no futuro. 

Podemos até dizer que hoje não colocamos triângulos rosa nos homossexuais. Mas quem não conhece casos de rejeição da população LGBTQI+ em diferentes espaços e contextos? Quem não ouviu relatos de graves agressões a pessoas LGBTQI+? Vergonhosamente figuramos como um dos países campeões do mundo nesse quesito.

A programação do Mês da Igualdade segue até o dia 10 de setembro e inclui rodas de conversa sobre preconceito e a 18ª Parada Livre da Região Centro. As atividades finalizam com a realização da 1ª Marcha da população Trans da Região Centro.

Participo, ativamente, desde a realização da 1ª Parada Livre da Região Centro e percebo que, apesar de ainda estarmos longe do ideal, avançamos muito na luta contra a discriminação em Santa Maria. Um progresso importante nesse caminho é a notícia de que teremos já nesse mês de agosto a realização de capacitações e ações educativas de atendimento específico a população LGBTQI+. O objetivo é de possibilitar encontros com profissionais de saúde que atuam na atenção básica e hospitais públicos que venham suprir as necessidades e demandas da população LGBTQI+ da cidade de Santa Maria e Região Central do Estado do RS. Parabéns à ONG Igualdade e à Secretaria Municipal de Saúde pela iniciativa. É a demonstração pública de respeito às diversidades de nossa cidade.

Obrigada Santa Maria! Muita alegria em fazer parte dessa história!


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190