colunistas do impresso

Como voltar a crescer economicamente? Parte: República

A sociedade deve saber mais sobre o que deve fazer no sentido de melhora do mais bem-estar social

No dia 15 de novembro se comemora a República aqui em nosso Brasilis. Uma data importante e um marco de um novo capítulo para a nossa Pátria. Pois bem, hoje por aqui somos republicanos?

De imediato respondo que sim, sem dúvida nenhuma, se formos comparar com outros modelos ou sistemas de Estado. A república de fato é o melhor modelo e sistema. Atrelado ao modo de produção capitalista, os dois juntos temos de fato uma democracia verdadeira.

Acredito que em um modelo republicano e progressista chega-se ao crescimento econômico. E porque digo isso, em uma republica tem-se a distribuição de renda adequada dos fatores de produção e, consequentemente, as arestas são deixadas de lado em um sistema como este. Portanto, é o ideal!

Reforço que ainda devemos aprimorar em nosso país as condições de distribuição dos fatores. Saliento ainda que existe espaço para ampliar isso e diminuir as desigualdades. É claro de forma pacifica, ordenada e democrática.

Um dos elementos que ainda devemos evoluir por aqui é o principio dos deveres. Isto é, a sociedade deve saber mais sobre o que deve fazer no sentido de melhora do mais bem-estar social. Às vezes, pensamos que em uma Republica só temos direitos, sim verdade. Mas, mais do que isso temos deveres para com o próximo, e com as instituições constituídas. Essa é a grande diferença entre um país evoluído do ponto de vista progressista e republicano contra um em evolução.

Em uma república temos que ter um Estado atuante, vibrante, dinâmico, versátil, ágil e não do tipo Leviatã. Isso que ainda temos que evoluir.

As instituições devem fazer o seu papel e devemos respeitar. As "casas" dos legisladores, dos executores e dos juristas devem se inter-relacionar e existir o respeito mutua em elas. E sociedade também deve ser respeitável, e, além disso, outra instituição que deve ser mais bem compreendido por todos (as) é o "mercado". Aí me refiro a um ponto importantíssimo no modo de viver republicano e progressista, que é a diferença entre saber o que é um bem público versus o bem privado.

Portanto, já se passam mais de 132 anos da Proclamação de nossa República. Se compararmos com outras, ainda somos juvenis. E, portanto, temos muito a evoluir, aprender sobre o que fazer para sermos uma pátria republicana e autêntica. Contudo, para o crescimento econômico acontecer devemos, sim, sermos republicamos, capitalistas e progressistas. 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190