colunistas do impresso

Como voltar a crescer economicamente - Liderança

Aprender com os erros é importante, mas não é suficiente. Temos, sim, que buscar a promoção de novas lideranças

Em ritmo de otimismo, escrevo este breve texto. Como para tudo, o otimismo (ser positivo) é importantíssimo para a vida, inclusive no mundo dos negócios. A teoria econômica trata disso com a teoria das expectativas, que em suma, afirma que tendo perspectivas e tendências positivas nos fatos econômicos tem-se crescimento e vantagens competitivas.

Então, rumo a uma tendência positiva, né, sociedade? Como é bom projetar ações novas, inovadoras e que tragam resultados bons para todos nós. É isso que desejamos e queremos que aconteça entre nós. Em meus textos anteriores, versei sobre o fazer para crescermos novamente e, hoje,neste texto, pretendo falar e reforçar novamente sobre um ponto essencial no crescimento econômico: ideias.

A tríade essencial e que faz uma economia crescer ou uma empresa se fortalecer é: ideia - produto/serviço - mercado. Então, valorizar as ideias é o cerne da questão. É claro que, às vezes, existem ideias que não são viáveis como negócio, mas isso faz parte do arcabouço do empreendedorismo e do mundo dos negócios. O importante é ter apoio para isso. E, também, acrescento que ideia boa é muito diferente de um sonho. Essa diferenciação é primordial para o sucesso dos negócios. As ideias devem ser sustentadas ao longo do processo. Isto é, até a última etapa: o mercado.

Pois bem, assim surge o papel do "líder". Agente fundamental neste processo, ele pode dinamizar a tríade. Ele pode impulsionar a criação e o surgimento de novas ideia. Enfim, é o grande mentor neste mundo dos negócios. E aí se pergunta se temos esses líderes em nosso espaço social econômico?

Liderança tem duas frentes, à vocação por um lado, e a necessidade social, ou seja, o meio. O que quero afirmar é que o grande "líder" deve ter como perfil essas duas qualidades. Portanto, temos que ter um ambiente favorável para que floresça em nosso meio mais pessoas com essas características. Portanto, tem-se que se ter um ambiente assertivo.

Vamos, então, fomentar, dinamizar esse perfil entre nós. A probabilidade de surgir novas ideias e futuramente novos negócios são enormes fazendo isso. Para isso temos que acreditar também que os negócios trazem divisas para todos e o bem-estar social.

Aprender com os erros é importante, mas não é suficiente. Temos, sim, que buscar a promoção de novas lideranças em prol da dinâmica de desenvolvimento econômico social que tanto temos que fazer. O Brasil e a nossa Santa Maria só terão progresso se, de fato, sermos otimistas, ambiciosos, positivistas e, logo, progressistas. Adjetivos essenciais no fomento às ideias e também na tríade descrita acima.

Vamos acreditar em cada um nós! Juntos, somos mais fortes, e não esqueçam acredite nas ideias, elas podem ajudar e muito o nosso viver.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190