Santa Maria

Abordagem de guardas municipais a morador de rua repercute nas redes sociais

Pessoas que passavam no local, na Rua Venâncio Aires, gravaram o momento em que o morador foi algemado

18.308
Foto: Reprodução, Instagram
Guardas alermaram morador de rua depois que ele teria sido agressivo. Vídeos foram postadas nas redes sociais

Foto: Reprodução (Instagram)

Guardas algemaram morador de rua depois que ele teria sido agressivo. Vídeos foram postadas nas redes sociais

Repercutiram muito nas redes sociais ao longo do final de semana vídeos postados sobre a abordagem de guardas municipais a um morador em situação rua, que se abrigava na fachada de uma residência na Rua Venâncio Aires.

Pessoas que passavam pelo local gravaram o episódio e até questionaram a abordagem. Um dos vídeos mostra dois guardas municipais algemando o morador de rua (foto). Postagens feitas nas redes sociais relataram, ainda, que parte dos pertences dele teria sido depositada no caminhão do lixo e triturada, provocando o choro do morador. O vídeo chegou a ser postado, inclusive, pelo padre Julio Lancelotti, conhecido pelo trabalho junto a moradores de rua em São Paulo.

Prefeito Pozzobom diz que não terá Carnaval em 2022

Questionado por um internauta, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) se manifestou sobre o episódio. Disse que o morador está na Casa de Passagem recebendo alimentação e assistência necessária. Sobre a atuação dos agentes, Pozzobom disse que a Guarda foi chamada e que o morador teria sido "agressivo" durante a abordagem. Contudo, o prefeito afirmou que não concorda com a ação e que tomará "providências sobre a abordagem dos guardas." O prefeito negou, ainda, que os pertences juntados pelo morador tenham sido triturados.



Vizinhos do morador de rua fizeram reclamações sobre a sua permanência no local e chamaram a Guarda Municipal. É certo que ali não era o lugar mais adequado para ele se abrigar. Numa Casa de Passagem, há melhores condições de estrutura do que a rua. Quanto ao uso das algemas, elas são recomendadas em caso de risco à integridade física das pessoas. Entretanto, não sei se a resistência e a ameaça ao secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, alegadas pelos guardas seriam suficientes para a conduta adotada.  


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190