colunistas do impresso

A importância da Saúde Mental

Basta um passeio pelas redes sociais, para constatarmos as imposições de comportamentos, claro que sempre para serem cumpridos pelos outros.

18.398


Todos estamos buscando meios para adaptarmos aos novos tempos. Cada um, do seu jeito, tenta superar as mudanças drásticas do dia-a-dia. Talvez a superação mais difícil seja a de sermos "politicamente corretos" quando o mundo está de cabeça para baixo.

Em situação de anormalidade como a que vivemos, consequência do isolamento social imposto, do medo da doença, do temor do desconhecido, da incerteza quanto ao futuro, bem como, em decorrência da polarização de opiniões, de previsões e de escolhas é natural estarmos instáveis e impacientes. Sabedores de tal realidade, não há como exigir, das pessoas, comportamentos perfeitos. Aliás, sempre é preciso questionar: "Perfeitos" sob qual ótica?

Basta um passeio pelas redes sociais, para constatarmos as imposições de comportamentos, claro que sempre para serem cumpridos pelos outros. É uma verdadeira guerra de opiniões, críticas e de julgamentos do comportamento alheio, sem pleno conhecimento da realidade do próximo. A abundância de informações, sejam verdadeiras ou mentirosas, dificulta o entendimento e pode gerar falsas conclusões. Só quem já foi vítima de algum comentário maldoso sabe como interpretações equivocadas de certos fatos podem ser prejudiciais. Algumas histórias mal contadas podem arruinar relacionamentos, reputações, carreiras e até mesmo vidas, por isso que viver em tempos de pandemia é também uma jornada mental.

Preocupada com a população, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um documento que ensina a preservar o bem-estar mental, evitando, assim, que a instabilidade emocional agrave e que mais pessoas adoeçam. Alerta a publicação que os cuidados que devemos ter não podem estar restritos a saúde física, não obstante, ela ser um fator indispensável, é importante, também, cuidar das emoções. Inclusive há indicação de "dieta da informação" que significa afastar-se um período das informações, principalmente daquelas que provocam alteração de humor, dedicando mais tempo às atividades que vão trazer tranquilidade e paz. Por exemplo, se alguma notícia, comentário de um artista, de um político ou de "influencer digital" provocar reação de raiva, com certeza está na hora de fazermos dieta.

Há um ditado antigo que diz: "Pessoas felizes não cuidam da vida alheia". Portanto, nesse momento, é importante estarmos saudáveis, buscando incessantemente coisas que proporcionem bem-estar, para evitar o risco de ficarmos doentes psicologicamente, julgando que a vida do outro é mais interessante do que a nossa, ou que alguém deve agir segundo o nosso entendimento. Momento de quarentena exige equilíbrio emocional, tranquilidade, discernimento e empatia, sendo que o respeito ao próximo, é fundamental para conquistá-los.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190