colunistas do impresso

1,2,3... o foguete vai subir novamente!

Mas este avanço não para e, certamente, um novo mundo tecnológico está por surgir entre nós

Há 50 anos, a Apolo 11 pousou na lua. Bah! Que baita aventura! Um evento espetacular! Digamos que surpreendente para a época. A corrida espacial iniciava e as suas repercussões são conhecidas até os dias atuais. Pois bem. Deste fato inédito até então, surgiram vários produtos, mas principalmente, tecnologias novas, como a Internet, por exemplo, que revolucionou a nossa forma de comunicar e relacionar. Hoje, a sociedade contemporânea não consegue viver sem esse mecanismo de comunicação. É fato que a Internet transformou o mundo e as perspectivas para o futuro que apresenta desdobramentos e pode resultar em mais transformações e avanços.

A Nasa (EUA) inicia um novo projeto de conquista do espaço nos dias atuais. Para os próximos anos, serão investidos mais de U$ 300 milhões no projeto. Estipula-se que os valores poderão ser superiores a isso. O projeto é bem audacioso. O objetivo máximo é chegar à Lua e à Marte e construir um espaço fixo tanto nestes espaços, bem como realizar os passeios rotineiros que poderão ser feitos da terra a esses lugares. Impressionante? Lembrei-me do desenho animado "Os Jetsons" que eu costumava assistir na infância sobre o imaginário do futuro da humanidade, em que os personagens retratados interagiam com tecnologias extremamente avançadas para a época.

Apesar de todos os avanços ocorridos nestes anos, ainda não alcançamos algumas das situações imaginadas neste desenho de Hanna-Barbera. No entanto, o mundo idealizado remetia para os anos de 2062. Naquele período, andar de carro voador era considerado uma loucura. E ainda parece para nós na atualidade! Mas, o que este progresso tecnológico que está chegando ente nós novamente vai nos trazer? E mais, que novos produtos e serviços poderão surgiu com essa nova corrida espacial? Serão agora as transformações maiores do que as de 1969? O mundo precisa se preparar para as novas mudanças que certamente advirão deste novo projeto de conquista espacial.

Hoje, já nos deparamos com um cenário em que a tecnologia está revolucionando o nosso modo de viver e modificando a noção de espaço e tempo. Mas este avanço não para e, certamente, um novo mundo tecnológico está por surgir entre nós.

Para o mundo dos negócios, pode-se pensar que os produtos/serviços também mudarão e serão impactantes nas relações sociais, na economia e no comportamento humano. O que irá acontecer são mudanças que já estão em andamento, mas, com o desenrolar deste novo Projeto, as inovações e as transformações na vida humana serão mais rápidas. Com toda a certeza, a corrida espacial de hoje será muito mais impactante do que aquela (1969).

Acredito que as transformações serão análogas ao que está escrito no paper de Kenneth Ewart Boulding, economista e biólogo, que, na década de 1950, do século passado, escreveu o texto: A Economia da Espaçonave Terra e a do Cowboy, que tinha como objetivo central apresentar a ideia de: "que sempre haveria algo além dos territórios conhecidos e que sempre haveria uma fronteira, ou seja, para os antigos povos (e quiçá até hoje?) existia a percepção de que os recursos naturais eram infinitos." Sendo assim, quando esgotados em determinado local, bastava aos seres humanos atravessar as fronteiras para ter acesso a novos recursos. Sempre haveriam fronteiras! Portanto, esperamos agora que o NOVO Projeto da Nasa e das demais instituições progridam.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190