colunista do impresso

É tempo de Natal!

O Viva o Natal é feito por e para as pessoas. Acreditamos na simplicidade e na magia da arte

Eu sempre gostei do período das preparações do Natal. Quando criança, me parecia que dezembro tinha o dobro de dias. Era uma diversão preparar a casa para o Natal e Ano Novo. Quando me propus ao desafio de organizar o Natal da cidade junto com a prefeitura, levei comigo aquilo que acredito, a magia do Natal está nas pessoas.

E assim, com a parceria de muitas empresas, que aportam recursos diretos e também de parte do seu Imposto de Renda, por meio de uma política pública de incentivo à cultura, que é legal e que permite que esse recurso possa se transformar em arte e cultura nas cidades, planejamos e trabalhamos muito para que a cidade pudesse receber o Natal. Um trabalho feito com muitas mãos, com muito empenho e criatividade. O Viva o Natal é feito por e para as pessoas. Acreditamos na simplicidade e na magia da arte.

Para começar, tem que ter um planejamento do que se quer e de quanto em recursos é necessário, sempre com os pés no chão. Também precisa ter equipe para arregaçar as mangas nas diversas frentes de trabalho: decoração, programação, captação de recursos, operacionalização, segurança, limpeza, logística. Sim, tem gente atrás da máquina!

A Praça iluminada envolve o trabalho abnegado daqueles que montaram as bolas e portais iluminados, e daqueles que viraram madrugadas para que a luz pudesse aparecer. Não é só ligar o fiozinho na energia. E a árvore, apesar de não ter sido feita aqui, tem as nossas mãos para que ela esteja linda e iluminada todos os dias. Ela também faz parte do planejamento.

A programação cultural foi pensada com carinho, principalmente para as crianças. Santa Maria tem muitos talentos, então é claro que mais de 90% do que encanta no Natal é nosso, é daqui. E buscamos envolver ações culturais que tenham afinidade com o Natal. As operetas, as cantorias, a música regional, o bom velhinho, a orquestra Ssinfônica, os corais levam o que é nosso para o palco. Tem também a magia dos bonecos, no Teatro do Abelardo, que vou contar tintin por tintin outro dia.

Resgatar o Trenzinho era uma ideia antiga, que conquistou o apoio de todos e, principalmente, das crianças. E o que dizer dos Encantadores do Natal? Sem palavras. O trenzinho encantado torna o Natal de Santa Maria único, com a cara da cidade ferroviária.

As Paradas do Natal têm sido um espetáculo à parte. E a avenida mais bonita da cidade se transforma num palco iluminado pela música da Banda Marcial e pela alegria de centenas de artistas. Este ano, tem uma ala especial, formada por uma trupe de alunos de escolas municipais.

A música diz que é preciso espalhar alegria, então a gente espalha! O trenzinho encantado percorre os bairros da cidade, parando pelas praças e ruas, atraindo crianças de todas as idades porque se tem uma coisa que essa magia faz é envolver as pessoas. Uma experiência que renova a nossa humanidade, a nossa capacidade de ir ao encontro do outro.

E por falar nesse encontro, tem as ações do Natal do Bem, que envolvem lares assistenciais e hospitais. É no outro que nos reconhecemos como pessoa, que crescemos, que nos humanizamos e que podemos viver realmente os ensinamentos daquele que deve ser o motivo principal do Natal.

Então, fica o convite a todos: venham Viver o Natal!


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190