As agendas do ministro Pimenta em Santa Maria e região; e a troca de comando na Famurs

As agendas do ministro Pimenta em Santa Maria e região; e a troca de comando na Famurs

Foto: Joka Moura/Governo Fedral (Divulgação)

Ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, o deputado licenciado Paulo Pimenta (PT), dedicou grande parte do sábado e domingo para acompanhar os estragos causados pelas chuvas em Santa Maria e na Quarta Colônia e, ao mesmo tempo, o trabalho de recuperação. Ele se reuniu com prefeitos da região em Faxinal do Soturno, oportunidade em deu um panorama das ações do governo federal e recebeu reivindicações dos gestores municipais.


​​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Em Santa Maria, Pimenta percorreu vários locais, como Três Barras, uma das localidades mais atingidas do Distrito de Arroio Grande, o trecho da RSC-287, distrito de Palma, onde está sendo montada a monte móvel do Exército. Também foi ao Feirão Colonial, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, e ao Centro Desportivo Municipal (CDM), onde há desabrigados das áreas de riscos.

 
Nas agendas, Pimenta reafirmou o Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil do governo federal e deu orientações sobre como acompanhar no site gov.br sobre a liberação recurso, a partir do envio dos dados pelas prefeituras. Também garantiu que os atingidos pelas inundações e que se encaixam nas faixas 1 e 2 do programa Minha Casa, Minha Vida serão contemplados com as moradias. “Todas as famílias que têm um salário de até R$ 4.400 vão receber um casa do governo federal”, afirmou ele.


 FOTO: imagem aérea mostra estágio da construção de ponte móvel na RSC-287 em Santa Maria


Grande parte das agendas, Pimenta fez ao lado do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB, à esq.) e de pré-candidatos a prefeito, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT, à dir.) e do secretário de Desenvolvimento Social Beto Fantinel (MDB), como em Três Barras e em Faxinal.
“Já estamos no distrito de Arroio Grande, em Três Barras, para verificar a situação da ponte que caiu, na companhia do prefeito Jorge Pozzobom, do deputado estadual Valdeci Oliveira e do secretário de Desenvolvimento Social Beto Fantinel. Contem com nossa união e determinação para reconstruir Santa Maria e nosso Rio Grande”, escreveu Pimenta, junto com as fotos. Em outros momentos, o vice-prefeito Rodrigo Decimo (PSDB), pré-candidato a prefeito do PSDB, também acompanhou, como na recepção ao ministro na Base Aérea.

 
O Estado e as cidades vão precisar muito de união para retomar, minimamente, seu funcionamento. Até porque divergências e a disputa eleitoral nem cabem diante de um cenário tão desolador e desafiador.


Número de mortes em decorrência das enchentes no Estado é de 169; outras 53 pessoas ainda estão desaparecidas


Sai o prefeito do PDT e entra o do PTB

Nesta terça-feira, ocorre a troca de comando na Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Prefeito de Barra do Rio Azul, na Região Norte, Marcelo Arruda (PTB), assume no lugar de Luciano Orsi (PDT), prefeito de Campo Bom.
A solenidade ocorrerá na sede da Famurs, em Porto Alegre, e será restrita autoridades, familiares e imprensa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto que prevê detector de metais em eventos noturnos é aprovado; mudança em horário da Câmara de Vereadores; novos episódios do podcast Papo De Grandi Anterior

Projeto que prevê detector de metais em eventos noturnos é aprovado; mudança em horário da Câmara de Vereadores; novos episódios do podcast Papo De Grandi

Tecnologias e manejos de conservação do solo e da água para minimizar a erosão do solo e as perdas de água e nutrientes Próximo

Tecnologias e manejos de conservação do solo e da água para minimizar a erosão do solo e as perdas de água e nutrientes

Colunistas