marcelo martins

Valdeci será recebido por governador para tratar de renda básica

Desde que eclodiu a pandemia, o deputado já vinha se preocupando com os impactos àquelas comunidades mais suscetíveis

A perseverança do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) com a questão da busca por uma renda básica para aqueles que sofrem com o fim do auxílio emergencial, parece ter repercutido junto ao governo do Estado. Isso porque, no próximo dia 3 de fevereiro, às 16h, o parlamentar santa-mariense será recebido pelo governador Eduardo Leite (PSDB) e, ainda, pelos secretários Marco Aurélio Cardoso (Fazenda) e Regina Becker (Assistência Social). Em pauta, estará a criação de uma política de renda básica emergencial no Rio Grande do Sul. No encontro, Valdeci pretende apresentar ao governador e a sua equipe o impacto do fim do auxílio emergencial nos municípios gaúchos.

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Desde que eclodiu a pandemia, ainda no ano passado, o deputado já vinha sinalizando com a preocupação para a perda de renda e emprego junto àquelas comunidades mais suscetíveis à crise. Em abril de 2020, Valdeci protocolou um projeto de lei (PL) no parlamento - sendo que a matéria, inclusive, já tem o aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

- O fundamental é que a população mais vulnerável do RS tenha um instrumento concreto de apoio social, já que o auxílio emergencial foi encerrado pelo governo federal. Solicitei a audiência com o governador em caráter de urgência, pois, hoje, a situação é perversa: a pandemia segue forte, os empregos não voltaram e não há auxílio nenhum para garantia de renda. Não podemos cruzar os braços no momento que cerca de três milhões de gaúchos e gaúchas estão desamparados - enfatizou o deputado.

REALIDADE LOCAL 

Em Santa Maria, quase 70 mil pessoas foram contempladas e cerca de R$ 230 milhões foram injetados na economia local por meio do benefício federal. 

- A criação da Renda Básica Emergencial no RS vai afastar muitas famílias do risco da fome e ainda aquecer a economia em um momento de retração muito forte - defendeu Valdeci.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190