opinião

Quem é o nome do segundo mandato de Pozzobom

Colunista fala sobre a secretária, vinda da iniciativa privada, determinante na prefeitura de Santa Maria

De toda a reforma administrativa, promovida pelo governo do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), uma delas está sendo elevada à condição de carro-chefe deste segundo mandato do tucano: a criação da Secretaria de Licenciamento e Desburocratização. À frente do desafio está Ewerton Falk que, nos primeiros quatro anos de prefeitura, comandou a pasta de Desenvolvimento Econômico.

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Se no passado, Falk conseguiu capitanear o processo do Poupa Tempo, uma ferramenta para dar agilidade às demandas de quem queira empreender no município _ tarefa parcialmente alcançada. Agora, a missão é ainda mais difícil: dar enfrentamento à burocracia, maior gargalo de quem é gestor.

Acontece que há alguns passivos, e é preciso reconhecer, da pasta anteriormente comandada por Falk: a famigerada e questionável alteração da primeira quadra da Rua Dr. Bozano, que em uma histeria coletiva vinda das redes sociais e de meia dúzia de lojistas, fez Pozzobom e Falk recuarem. Outra situação emblemática é a reforma a conta-gotas do Calçadão. O presente de grego está agora nas mãos da nova secretária de Desenvolvimento Econômico: Ticiana Fontana, que já era adjunta da pasta.

Ainda que os holofotes recaiam em Falk, ou em Rodrigo Decimo (PSL), o vice-prefeito que conduziu essa reforma de revisão de processos, o nome de Ticiana é a aposta de entrega de resultados e, na mesma proporção, será, disparado, a secretária que mais cobrará e exigirá dos seus colaboradores.

ENTREGA GARANTIDA
Vinda da iniciativa privada, a jornalista, que entende de gestão e que foi determinante em questões como a ampliação do aeroporto municipal e da aposta no Tecnoparque, dando-o mais autonomia, é o nome que Pozzobom deve saber que pode entregar mais que os demais colegas de governo.

Sem filiação partidária, o que não é demérito, Ticiana exigirá, se é que já não o fez, que a pasta tenha nomes técnicos, comprometidos e alinhados ao desafio. Sem meias palavras, as chamadas "forças vivas" da sociedade terão que se acostumar com o ritmo da nova secretária.

Sem jogar para a torcida ou querer agradar, Ticiana elevará a patamares acima da média as relações e as entregas no setor de desenvolvimento econômico. Isso, claro, se o empresariado tiver pragmatismo e visão de futuro. Com o olhar voltado ao presente, mas sempre mirando o futuro, o crescimento nunca foi tão possível aos setores produtivos. Mas, agora, é preciso saber se as partes irão aproveitar o momento.



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190