opinião

Na mais importante das discussões, nem sempre há público

Lei de Diretizes Orçamentárias, para 2022, será colocada em discussão

18.386

Debater questão orçamentária é de uns anos para cá uma prática institucionalizada e, para termos de Brasil, um avanço considerável em questão de transparência dentro do poder público. Desta forma, Santa Maria, a exemplo de tantos municípios, promove semestralmente a discussão em torno do orçamento do Executivo municipal. Obviamente que a pandemia virou do avesso calendários e qualquer programação minimamente feita por quem queira ser gestor dentro de um órgão público.

Nem por isso, os santa-marienses serão privados de ter a chance de saber o que representa, de fato, o orçamento do maior município da Região Central. A chamada LDO nada mais é do que um GPS, uma espécie de tutorial para que o prefeito saiba o que priorizar e, mais, onde há margem para "jogar". Ou seja, mapear se há "perfumaria" para ser cortada, e, claro, quais demandas que precisam ser mantidas sem o mínimo de comprometimento.

Em decisão, Justiça nega liminar e reforça autonomia universitária na UFSM

O desafio está lançado. Santa Maria que não é nenhum município rico precisa permanentemente rever como estão as finanças e, assim, traçar um planejamento para todo o ano. Para este ano, se o melhor dos cenários se confirmar, o município terá R$ 855 milhões para as demandas desde a zona rural à cidade. A efeito de comparação, em 2020, o orçamento projetado foi de R$ 870 milhões.

ALIÁS?

A tarefa de se debater, explicar e apontar os caminhos, ao longo dos últimos anos, tem sido muito bem conduzida em Santa Maria. Os últimos secretários de Finanças, desde a gestão Schirmer (MDB) para cá, o fazem com maestria e didatismo.

Prefeitura quer implementar um Distrito Criativo

Ao lado de equipes técnicas e qualificadas, Antonio Carlos de Lemos e Ana Beatriz Barros _ ambos no governo Schirmer _ e, mais recentemente, Mateus Frozza e Michele Antonello tem dado o recado. Acontece que nem sempre o público, sociedade se faz presente, e depois querem opinar sem saber o mínimo para travar um diálogo coerente e justo.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190