marcelo martins

Na Câmara de 2021, os partidos tradicionais sairão mais fortalecidos

Colunista comenta da tendência de perda de espaço das siglas menores no Legislativo

18.386

O pleito do próximo dia 15 traz, sem dúvida alguma, a maior e mais importante alteração no fazer política da nossa recente democracia. O fim das coligações nas eleições proporcionais é a grande alteração deste pleito. Ou seja, a partir de agora, todas as legendas têm que ter chapa completa, sem compor com outros partidos, para eleger os vereadores. 

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Ficou nítido, ainda durante o período pré-eleitoral, um esforço redobrado nas legendas, tanto na formação das chapas, quanto na estratégia de campanha. O saldo disso tudo, em menos de duas semanas, é a tendência que legendas de pequeno porte devem sumir do mapa em cidades menores. E é bem provável que isso ocorra, ainda que de forma mais tímida, em Santa Maria.

É o darwinismo político que veio para, de certa forma, limar o cipoal de legendas criadas sem qualquer propósito e que, nada mais, visam acessar o Fundo Partidário. Ou seja, o dinheiro do contribuinte para bancar legendas fisiologistas. 

TERRENO
É possível que tenhamos um recuo de siglas tradicionais do espectro da esquerda _ como o PT, PSB, PCdoB e Rede. Da mesma forma, outros gigantes podem sofrer um encolhimento: MDB e PSDB. Há a possibilidade, a ser confirmada logo mais, que os maiores vencedores dessa eleição sejam os partidos do centro: Progressistas, DEM, PSD, Republicanos. Claro que isso é, até o momento, mera especulação. 

DESAPARECIMENTO
Outro ganho deste pleito, com a vedação das coligações proporcionais, é que os partidos menores precisarão, a observar a realidade de cada município, atingir o quociente sem a ajuda das alianças.  

Isso funciona como uma espécie de cláusula de barreira informal. Com o fim das coligações, a expectativa é de que o jogo fique mais difícil para partidos pequenos. O que, julgo, será um ganho à sociedade. Precisamos em nossa democracia fortalecer e tornar conhecidos aqueles partidos já devidamente colocados no jogo político. Não precisamos nem suportamos mais bancar siglas que surgem com fins nada republicanos.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190