marcelo martins

Mesmo com ameaça, PTB local diz que seguirá ao lado do PSDB

Petebistas estão na frente que buscará a reeleição do tucano Jorge Pozzobom

18.386

A decisão do presidente do PTB nacional, Roberto Jefferson, de restringir o partido de se coligar com algumas siglas pode respingar no pleito municipal daqui. O líder supremo dos petebistas gravou um vídeo, na última quinta-feira, em que lista os partidos que estão vetados de união. São eles: os da esquerda (por motivos óbvios), o DEM e, por fim, o PSDB. E é aí que a disputa em Santa Maria entra no radar do fervoroso bolsonarista e algoz do PT, Roberto Jefferson.

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Ao proibir o PTB de estar alinhado com o PSDB nas eleições municipais, o quinto maior município do Rio Grande do Sul pode ter uma considerável alteração no tabuleiro político. 

Isso porque o PSDB do prefeito Jorge Pozzobom, que buscará a reeleição em novembro, pode ter a baixa do PTB. Os presidentes dos dois partidos na cidade estiveram, recentemente, reunidos para alinhar estratégias na disputa ao pleito local.

O PTB que, até o primeiro semestre, integrava a Frente Trabalhista do pré-candidato Marcelo Bisogno (PDT), decidiu deixar a coligação. Na sequência, chegou a ensaiar voo solo à prefeitura. Depois, como veio se confirmar, desistiu da ideia e passou a apoiar a reeleição de Pozzobom.

Jefferson aparece ao lado do jornalista e blogueiro Oswaldo Eustáquio (foto), com leões ao fundo e pregando mensagens cristãs na cruzada encampada por ele contra os infiéis. Nesta lista, ele cita os nomes dos inimigos: o ex-presidente FHC, os presidentes Rodrigo Maia (Câmara) e Davi Alcolumbre (Senador), ambos do DEM, e ainda vocifera contra o governador tucano João Doria.

RECADO
No vídeo de pouco mais de 4 minutos, Jefferson dá um recado bem claro àqueles que, porventura, desvirtuarem do caminho dele. Até porque o PTB é ele, e vice-versa. 

- Municípios com mais de 200 mil eleitores só podem coligar com autorização da direção nacional. E quem fizer à revelia, a gente anula. É estatutário, todo mundo sabe disso. Quem tentar (coligar com partidos não autorizados) vai enfrentar o Roberto Jefferson - diz o presidente e detentor dos rumos da sigla petebista.

DESDOBRAMENTOS
O presidente do PTB local, Jair Binotto, disse à coluna que não acredita que a realidade local seja impactada. Segundo ele, esse entendimento se dá pelos mais variados motivos. O primeiro, sustenta Binotto, é que o PTB não está na majoritária com o PSDB. Mas, sim, está apoiando a reeleição de Pozzobom.  

Além disso, ele sustenta que o PTB governa ao lado do PSDB o Rio Grande do Sul - em uma referência ao fato de o vice-governador, Ranolfo Vieira Junior, que é do PTB, comandar o Estado ao lado do governador Eduardo Leite (PSDB).

- O presidente estadual (do PTB), Luis Carlos Busato, nos tranquilizou. Ele está em contato com a direção nacional do PTB para resolver essa situação. Penso que cada partido precisa ser observado separadamente. Não acredito que isso seja um problema. Tenho entendimento que a nossa situação será mantida - diz Binotto.

O presidente do PSDB de Santa Maria, o vereador João Chaves, precisará mostrar capacidade de reagrupamento se, de fato, essa situação de perda do PTB vier a se concretizar. Porém, ele não crê que nisso:

- Temos a palavra e o apoio do PTB local. Não vejo qualquer risco, não temos o que temer. Até porque aqui, no nosso caso, é uma aliança coerente e consolidada.  

Chaves disse à coluna que, neste fim de semana, estará reunido com a direção do DEM local. A pauta, obviamente, será a retirada da sinalização da pré-candidatura de Rodrigo Menna Barreto à prefeitura.




fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190