covid-19

Médicos rechaçam adoção de tratamento precoce

Coluna ouviu especialistas quanto ao uso de kit de fármacos

18.386

O médico e professor de Infectologia da Faculdade de Medicina da UFRGS, Alexandre Zavascki, descarta ganhos na adoção de tratamentos precoces.

- É um desserviço à saúde pública e à saúde da população de Santa Maria querer propagar isso. Não existe tratamento precoce ou preventivo para o coronavírus. A prescrição de kits, infelizmente, foi uma invenção feita por alguns médicos, que se valeram das redes sociais para difundir isso - pontua. 

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Zavascki atenta aos danos colaterais que acabam por sobrecarregar ainda mais o sistema de saúde:

- Não há tratamento milagroso. Não se pode permitir que façamos das pessoas cobaias. Esse kit, que é proposto, nada mais é do que tentar dar à população uma falsa sensação de segurança.

SEM MILAGRES
A reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), a médica Lucia Pellanda, é cética quanto à eficácia de programas profiláticos. Segundo ela, o tema deve ser analisado à luz dos fatos e da ciência.

E cita que dois aspectos devem ser observados: o uso de medicamentos de forma individual ao paciente e, ainda, a adoção de eventuais kits desses fármacos junto à população como uma política pública da saúde.

- O coquetel que prevê cloroquina mais azitromicina pode desencadear problemas cardíacos. A azitromicina, por exemplo, é um antibiótico que produz resistência bacteriana. Ou seja, teremos diminuídas eventuais alternativas de tratamento da população em uma próxima infecção. E a situação fica ainda mais grave para um gestor que, porventura, queira adotar como política pública um tratamento que, sequer, tenha comprovação científica - detalha.

Frente à ausência de efeito ou, até mesmo, um efeito contrário da cloroquina, a reitora conclui:

- A cloroquina não é um milagre. A impressão, para muitas pessoas, é que tomando, ela pode sair por aí que estará imune e protegida. Não existe isso. 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190