inquérito

CPI em Itaara irá ouvir 'desertores' do governo

Câmara de Vereadores de Itaara vai ouvir o Legislativo local para apurar eventuais irregularidades na administração do prefeito Silvio Weber (PSB)

Nesta terça, a partir das 8h30min, o Plenário da Câmara de Vereadores de Itaara irá receber a primeira oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instaurada ainda na semana passada pelo Legislativo local. Por oito votos favoráveis e apenas um contrário, a comissão irá apurar eventuais irregularidades na administração do prefeito Silvio Weber (PSB), que foi eleito, no ano passado, para comandar pela primeira vez o município vizinho a Santa Maria.

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Ainda no final do mês passado, cinco funcionários técnicos, e do primeiro escalão do governo municipal, pediram demissão. Os exonerados pontuaram, em documento entregue ao prefeito Silvio Weber, que em dois processos licitatórios haviam "discrepâncias constatadas e potenciais inconsistências legais".
Hoje, são aguardados os depoimentos de Lucas Saccol, que foi secretário de Planejamento e Gestão, e de Maiara Cristina Pereira Pavão, ex-procuradora jurídica da prefeitura.

A COMISSÃO

A CPI tem na presidência o vereador Paulo Gilmar Garcia (MDB), Eduardo Claro (PSB), na vice-presidência, e Eliezer Marques Dias (PP), na relatoria. A comissão terá inicialmente 60 dias para a conclusão dos trabalhos, podendo ser prorrogável por mais 30.

A coluna apurou que Silvio Weber, conhecido pela vida dedicada ao sacerdócio, também deve ser ouvido no transcorrer dos trabalhos. Todas as vezes que foi procurado pela coluna, tanto no mês passado quanto ontem, o prefeito Silvio Weber não atendeu às ligações da reportagem.

COMO FOI

No fim de março, cinco funcionários do quadro técnico do Executivo municipal pediram exoneração ao prefeito. Tudo devidamente documentado e com embasamento, como a coluna conferiu. À coluna, alguns desses servidores, que ocupavam cargos em comissão (CCs), afirmaram descontentamento e contrariedade com os rumos da máquina pública em uma questão: a forma de gerenciar.

Desta forma, pediram exoneração, Lucas Saccol (secretário de Planejamento e Gestão), Maiara Cristina Pereira Pavão (procuradora jurídica), Luana Sanfelice Marinho (secretária de Finanças), Daniela dos Santos Guedes (do setor de Compra e Licitações da Secretaria de Finanças), e, por fim, Thalita Teixeira Dornelles (chefe do Setor de Pagamento de Pessoal).


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190