opinião

A estratégia e a condução levam ao óbvio: a ESA vem para Santa Maria

Além da vocação militar, cidade contempla os aspectos técnicos necessários

Santa Maria tem, nesta semana, colocada todas as expectativas para concretizar o que pode ser a maior conquista para o município nos últimos 60 anos: a vinda da nova Escola de Sargentos das Armas. Desde o surgimento da UFSM pela visão de futuro e genialidade do eterno reitor José Mariano da Rocha Filho, a cidade nunca mais experimentou um novo ciclo desenvolvimentista.Agora, contudo, desde o ano passado, se avizinhou no horizonte a possibilidade real de termos um revés positivo que perpassa a economia.

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Em uma disputa com 16 municípios das mais variadas partes do país, Santa Maria foi gradativamente avançando nesse processo, que é técnico e extremamente criterioso. No começo deste ano veio a notícia que todos aguardavam: a cidade gaúcha figurava entre as três finalistas, ao lados das competitivas Ponta Grossa (PR) e Recife (PE).

FATORES DECISIVOS
O caminho trilhado, até aqui, observa a uma conjugação de fatores que se entrelaçam. O primeiro, claro, passa pelas credenciais que Santa Maria tem na área militar: somos estratégicos na defesa e a nossa história, enquanto município, está alicerçada e se confunde com a do próprio Exército.

O segundo aspecto a ser considerado, e não menos importante, observa a construção de uma rede bem articulada que envolveu a aliança da política com a sociedade civil organizada. Neste ponto, o crédito recai ao prefeito Jorge Pozzobom (PSDB). O tucano que, muitas vezes, age no atropelo e tenta na pressa imprimir o ritmo dele às demandas de Santa Maria, foi, desta vez, um exímio articulador e estrategista.

O prefeito soube percorrer os gabinetes da capital gaúcha e de Brasília ao buscar apoio de militares das mais altas patentes que passaram pelo Rio Grande do Sul para, assim, reforçar o entendimento de que Santa Maria é a escolha a ser feita.

Assim, Pozzobom conseguiu capitanear (e também capitalizar) o maior número de vozes que se somassem ao coro pela "capital dos blindados", como Santa Maria é conhecida nacionalmente. Agora, espera-se que, no próximo mês, quando o alto comando do Exército estiver reunido, venha a coroação de um trabalho muito bem articulado e sério que foi feito por toda Santa Maria.



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
a[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190