finanças pessoais

A dí(vida) nossa de cada dia

Colunista Vitor Hugo Ferreira fala sobre a sociedade de consumo

18.398


Viver é permanecer em dívida, estamos sempre em débito com a mensagem recebida e não respondida em tempo, devendo a nós o que faltou para encerrar uma tarefa. Devemos atenção aos amigos, à família; em atraso com a dieta que deveria ter começado na segunda-feira. Em débito com os boletos. Ufa! Não há contabilidade para tanto. O texto que eu escrevo em débito à coluna passada, que precisa chegar em tempo a você que está lendo e talvez concluindo nestas primeiras linhas que sua vida é uma dádiva; brincando com as sílabas, trocando um 'a' por um 'i' uma dívida.


Foto: Pixabay

Percebam que a própria dívida traz em si a palavra vida, podemos dizer que há vida na dívida, ou dívida na vida. Façam suas apostas! O crédito não é algo ruim, fomenta e move a economia do mundo. No sentindo etimológico, podemos associá-lo a crer, crença de, por isso com fé entregamos algo para alguém na esperança (fé) de receber.

Neste contexto, funda-se uma das bases da relação contratual: o princípio da boa-fé. O que é o crédito se não essa entrega presente, para um recebimento futuro? Eis a crença.

Em outra ordem, se o crédito é positivo, podemos também fazer dele a razão de um dos males da contemporaneidade: o (super)endividamento financeiro.

Vivemos em uma sociedade de consumo, uma sociedade do espetáculo, consequentemente uma sociedade de crédito e por isso uma sociedade de endividados (65% das famílias brasileiras).

Na ironia do crédito ser crença, se o Brasil é uma nação de endividados, a primeira santa brasileira é para os pobres, Irmã Dulce; mas desconfio que para muitos, a dívida nossa de cada dia, somada a juros e taxas, é para o santo das causas impossíveis, oremos a Santo Expedito.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190