finanças pessoais

8 motivos e dicas para economizar

Colunista Adriano Pascotini ajuda a organizar o orçamento para enfrentar a crise


O hábito de economizar nunca foi algo comum entre a maioria dos brasileiros. A falta de planejamento econômico somado ao descontrole na hora de gastar acaba trazendo inúmeros problemas para a vida das pessoas. Por isso, o hábito de economizar é tão importante e a única solução para quem deseja reorganizar as finanças e sair do vermelho.  

No entanto, economizar não é uma tarefa nada fácil. Por isso, listamos alguns motivos e dicas para ajudar você começar a economizar:

3 MOTIVOS PARA ECONOMIZAR
Melhorar sua condição financeira _ Temos o costume de economizar apenas quando queremos adquirir algo como, por exemplo, a compra de um carro ou a realização de uma tão sonhada viagem. Porém, é interessante que você comece a mudar de hábito e comece a poupar para que consiga ter uma melhor condição financeira.

Ajuda a passar pela crise _ Em momentos de crise econômica, como o que vivemos atualmente, ter uma reserva econômica pode te trazer segurança. Os aumentos de preços e o desemprego podem bater a sua porta, portanto, não custa nada ter uma quantia de dinheiro guardada para te ajudar a passar por este momento.

Imprevistos - Acidentes pessoais, desemprego, despesas envolvendo saúde, são alguns dos imprevistos que podem surgir, por isso, é necessário ter uma quantia guardada para que você possa se prevenir de algum possível imprevisto sem passar por nenhum "aperto".

Foto: Pixabay (Diário)

5 DICAS PARA ECONOMIZAR
Organize suas despesas - A organização das finanças é o primeiro passo para que você consiga controlar seus gastos e economizar seu dinheiro. É importante colocar no papel todas as suas despesas mensais, como os gastos com alimentação, moradia, saúde e lazer, assim, ficará mais fácil perceber por onde começar a economia.

Cuidado com os gastos desnecessários - Se você deseja economizar dinheiro, é importante que decida o que realmente é prioridade e quais gastos são realmente necessários. Gastar dinheiro com produtos e bens supérfluos, não ajudará em nada o seu plano de economizar.

Tenha disciplina - É necessário que você estabeleça metas e que siga as mesmas de maneira rigorosa. Por exemplo, experimente guardar todo o mês uma quantia do seu salário e tente não desviar o foco. Ao final do ano, você perceberá o quanto conseguiu poupar e poderá utilizar este dinheiro para as despesas que virão ou para tirar umas férias.

Comprar à vista ajuda a poupar - As compras à vista são ótimas aliadas para quem quer organizar suas finanças e economizar. Além de você obter maiores descontos, também deixará de sofrer com o pagamento de juros e multas, que nada mais são do que dinheiro jogado fora. Portanto, comprar à vista é economizar dinheiro.

Invista na poupança - A poupança é uma das melhores formas de economizar e ainda multiplicar o seu dinheiro. Mesmo que o rendimento da poupança hoje seja inferior às outras aplicações financeiras (aproximadamente 4,55% ao ano) é um investimento seguro e com retorno garantido.

Economizar dinheiro nada mais é do que mudar nossos hábitos financeiros e cumprir nossas metas à risca. Manter a disciplina, estipular o que é necessário, cortar gastos e guardar uma parte do nosso salário, não são tarefas fáceis, porém, são fundamentais para quem pretende começar uma vida melhor.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190