gastronomia

Vá de growler!

Colunista explica como beber uma boa cerveja de bar sem sair de casa


Em tempos de isolamento social, com os eventos cancelados, bares fechados, sem encontros de amigos, fica aquela dúvida: como beber uma boa cerveja artesanal, sem ser pasteurizada, fresca, sem precisar comprar um barril? A resposta é simples: GROWLER! Para quem não conhece, conto aqui uma breve história deste recipiente reutilizável, que por sinal é muitíssimo útil.

Existem diferentes tipos de growler, cada um deles com um tipo de especificação

Já li registros segundo os quais, no final do século XIX, os ingleses já utilizavam uma espécie de balde, estanhado, para buscar cerveja, de torneira, nos PUBs e poderem consumir no horário do almoço, ou em momentos que não poderiam fazê-lo diretamente no bar. Depois, passaram a utilizar outros recipientes e, por fim, a prática caiu em desuso.

No final dos anos 80, com o florescimento da cerveja artesanal nos Estados Unidos, surgiu novamente a necessidade desse recipiente de transporte, mas por microcervejarias. Elas não engarrafavam as bebidas e precisavam de uma forma de o seu cliente levar o produto em pequenas quantidades para casa. Foi assim que recipientes de vidro (garrafões) passaram a ser adaptados para transportar cerveja.

Na Grand central Station em Nova Iorque, existe uma Growler Station, local exclusivamente para o enchimento de Growlers

O nome growler, quando traduzido do inglês, é rosnador. E aí você pode se perguntar, o que uma coisa tem a ver com a outra. Calma, que explico. As tampas dos recipientes, às vezes, não vedavam corretamente e com o balançar do transporte, faziam barulho, começavam a 'rosnar'.

Entre nós, o uso ainda não é muito difundido, porém para os americanos, a presença dos growlers é bem comum. Na Grand central Station em Nova Iorque, existe uma Growler Station, ou seja, um local exclusivamente para o enchimento de Growlers, cujas fotos ilustram essa coluna.

Existe uma infinidade de modelos Growlers, com suas vantagens e desvantagens. Vou tentar apresentar um pouco sobre cada um para que você faça a escolha mais apropriada de acordo com o que procura.

Growler de cerâmica
São lindos, porém mais frágeis e não permitem ver o interior.

Growler de inox
Ótima opção para dias quentes, nos modelos com isolamento térmico.

Growler de vidro
Os mais comuns, normalmente de aproximadamente 2 litros (64 oz), mas com opção de 1 litro também. 

Growler PET: Estão bastante populares, pelo baixo preço e por serem inquebráveis.

O recipiente é muito prático mas requer que o usuário tenha algumas informações sobre o uso e cuidados. Uma delas é que, depois de encher no bar, deve ser transportado com cuidado e ser levado imediatamente para a geladeira, e mantido à baixa. Assim, as duas primeiras dicas são: zelar pelo transporte e armazenamento.

O tempo de vida da cerveja, na geladeira de casa, é baixo, pois quando foi abastecido, a cerveja ficou em contato com o ar, podendo oxidar, logo ela deve ser consumida em poucos dias. Aqui vai outra dica, depois que o growler for aberto, a cerveja deve ser consumida, pois ela ficará em contato com o ar e também perderá a carbonatação.

Depois de consumida a cerveja, devemos enxaguar o growler, evitando que crie mofo ou uma crosta difícil de remover.

Agora uma dica para você ficar de olho. O bar que for encher o seu growler deve, necessariamente, promover a lavagem e a assepssia, utilizando produtos adequados.

Em Santa Maria e região, vários bares cervejeiros passaram a oferecer delivery de cerveja em growlers, utilizando plataformas de venda pela internet.

Lembre dos pequenos bares e cervejeiros artesanais da sua região. Você bebe melhor e eles agradecem.

Saúde!


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190