denys coelho

Um Saint Patrick's Day sem pubs, mas com ótimas cervejas

Colunista fala sobre data tradicional da Irlanda que está conquistando cada vez mais os jovens brasileiros

18.398

Se você gosta de cerveja e costuma frequentar bares - obviamente em tempos sem pandemia -, com certeza já viu toda a movimentação que envolve as cervejas verdes e o Saint Patrick's Day. O festejo, que teve origem na Irlanda, vem ganhando cada vez mais espaço junto ao público mais jovem, inclusive no Brasil e Santa Maria não foge à regra.

Como muito do que envolve o universo cervejeiro, o Dia de São Patrício, o santo padroeiro da Irlanda, tem em sua origem uma ligação histórica. A data é comemorada em 17 de março, que é o dia em que ocorreu a sua morte, em 461 e também o marco da chegada do Cristianismo à Irlanda.

Por mais que seja uma data religiosa, uma efeméride como se costumava dizer até um tempo atrás, o Saint Patrick's Day celebra a herança e cultura dos irlandeses em geral. As celebrações geralmente envolvem desfiles, festivais públicos, música folclórica e o uso de trajes verdes ou trevos.

Muitas vezes vemos esses elementos por aqui quando há a data comemorativa, mas não sabemos a sua origem, que é bem rica em questões culturais. São Patrício usava o trevo de três folhas para explicar a Santíssima Trindade e evangelizar os pagãos no século V, tendo convertido milhares ao cristianismo. Daí o uso do trevo como símbolo. Aliás, dizem os irlandeses que foi São Patrício que amaldiçoou as serpentes na Irlanda e elas desapareceram, e não é que não existem mesmo cobras por lá?!

Podemos, inclusive, fazer um paralelo entre os festejos do nosso Carnaval e da Oktoberfest na Alemanha, com o que representam os festejos de Saint Patrick para a Irlanda. É um tempo de alegria, explosão cultural, e é claro muita cerveja. Por aqui, a data está cada vez mais popular, e aí chegamos onde mais me interessa, estando fortemente associado ao movimento da cerveja artesanal.

Por uma ironia do destino, a data acontece durante a Quaresma, quando os católicos deveriam se abster de beber bebidas alcoólicas e moderar na alimentação. Porém, devido a importância de São Patrício, estas restrições foram eliminadas neste dia, o que acabou por encorajar e propagar a tradição do consumo de cerveja, bebida que por sinal é muito apreciada pelos irlandeses.

É comum vermos Saint Patrick's Day ligado ao consumo de cerveja verde, que é apenas uma cerveja com corante. Mas pessoalmente gosto de associar o festejo a uma boa dry stout.

A experiência de beber uma dry stout, servida na torneira é algo ímpar. O estilo, cujas referências são a Guinness e a Murphys, é escuro, com baixo teor alcoólico (entre 4 e 4,5%). É uma bebida com notas de café e chocolate amargo, baixo dulçor e uma lupulagem herbal. É um verdadeiro clássico no universo das cervejas. A dry stout requer uma torneira especial e é dispensada com o uso de nitrogênio, o que proporciona uma espuma especialmente cremosa e, nos pubs, quando bem tirada, traz um trevo desenhado na espuma, uma homenagem e tanto a São Patrício.

Mas daí você me diz: Denys, em tempos de pandemia, sem um bar para apreciar uma cerveja dessas e com a cotação do dólar nas alturas, encontrar uma Guinness ficou muito difícil! E é justamente aí que quero chegar. Em momentos assim, conhecer a produção local torna-se um privilégio. Nós, os cervejeiros locais, oferecemos exemplares do estilo, com muita proximidade dos clássicos, pois já conseguimos produzir algo muito próximo, inclusive reproduzindo a água de Dublin na receita. Procure no seu fornecedor uma Dry Stout em growlers (take away) e comemore o Saint Patrick's Day, com fé e sem aglomeração, pois pra quem já expulsou as serpentes da Irlanda, expulsar um vírus daqui parece café pequeno.

Cheers!


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190