gastronomia e viagem

Que saudade de viajar pelas rotas das cervejas!

Colunista fala sobre as últimas viagens que vez pelas cervejarias norte-americanas


Um dos efeitos colaterais da paixão pela cerveja é a busca por novos sabores, aromas e experiências, o que inevitavelmente resulta em viagens. Em 2019, e em três anos anteriores, visitei Denver, no Colorado, participando de eventos ligados à cerveja, Great American Beer Festival ou Craft Brewers Conference, e sinto muita falta das ótimas experiências cervejeiras que tive por lá. Por isso, começo a coluna de hoje dizendo que o lugar é conhecido como o 'Napa Valley of Beer'. São mais de 400, sim, quatrocentas, cervejarias no Estado.

Denver é uma cidade que parece dedicada à cerveja artesanal 

Quando chegamos a Denver, sempre locamos um carro e vamos para o norte, quase divisa com o Wyoming, e ficamos inicialmente na cidade de Fort Collins, 130 km distante, para poder desfrutar das cervejarias New Belgium e Odell, que além de cervejas sensacionais, tem 'Tap Rooms' (locais para degustar cerveja) ótimos.Em Fort Collins, as cervejarias New Belgium e Odell, que além de cervejas

Nas cervejarias, além de beber as cervejas já consagradas, são oferecidas muitas variações destas e outras que são "piloto", como se fossem experiências para novas receitas. A vanguarda está lá.

A região é cheia de cervejarias premiadas, e que são referência para todos os cervejeiros artesanais. À medida que nos deslocamos de volta para Denver, vamos parando (com pernoite) em várias cidades do caminho, para aproveitar as cervejarias do trecho, que vou citar apenas algumas, pois são dezenas. A receptividade dos moradores locais é ótima, sempre com boa acolhida e boa conversa sobre as novidades do ramo.

Em Longmont, paradas na Left hand, cervejaria que criou a Milk Stout, e dispensa apresentações. A Wibby, focada em lagers artesanais, talvez as melhores lagers artesanais dos EUA estejam lá e a Oskar Blues, conhecida pela Dale's Pale Ale e Deviant Double IPA.

Em Longmont se encontra algumas das melhores lagers artesanais dos EUA

Seguindo viagem, costumamos parar em Boulder, cidade que também sedia a Brewers Association, daí já dá pra ter uma ideia da importância dela para nós. Almoço certo na Avery. Faltam palavras para descrever o local, são dois restaurantes próprios, junto à cervejaria que servem pratos harmonizados e bem elaborados. As cervejas barrel aged são únicas. A instalação industrial foi projetada com um mezanino e passarelas para que possa ser visitada sempre, independentemente de estar produzindo, é de encher os olhos.

Finalmente, Denver! Visitas certas à Great Divide e à Cerebral, pelo ponto de vista do cervejeiro, a cidade parece ser dedicada à cerveja artesanal, com destaque para a rua Larimer e seu entorno. Entre cervejarias e bares dedicados, em 2019, contei 14, e escolho um para destacar, o Finn's Manor. Lá, o ambiente é despojado, e foram mantidos alguns elementos da antiga oficina mecânica que funcionava no local. O bar em si é pequeno, mas no seu pátio ficam estacionados 4 food trucks e possui vários ambientes. A carta de cervejas na torneira é espetacular, pelo menos nas vezes que fui lá, e, por sinal, é de onde guardo a lembrança da melhor Hazy IPA que lembro de ter experimentado: uma 'double dry hop' do lúpulo neozelandês Nelson Sauvin, feita pela cervejaria The Other Half (NYC).

Uma legítima Nelson's Manor, produzida pelo colunista

A saudade é tanta, que consegui comprar sete quilos deste lúpulo, que além de raro é o mais caro do mercado, e produzi um pequeno lote de uma Hazy IPA exclusivamente com ele, a qual chamei de Nelson's Manor. Este lúpulo não tem substituto e oferece uma experiência única de aromas, que sensorialmente, me leva de volta ao bar da larimer Street.

É comum o Wanderlust, em bom português, o "desejo de viajar", mas no meu caso, os sintomas são outros, é o Beer Wanderlust!, uma saudade enorme de viajar por esse mundo das cervejas.



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190