gastronomia

Quando o assunto é cerveja, a experiência começa pelo copo

Colunista Denys Coelho dá dicas de copos para cada tipo de cerveja


Pedindo em um bar ou simplesmente saboreando sua cerveja favorita em casa, você provavelmente precisará de um copo. Todos nós sabemos que existem muitos tipos de taças para vinho, que mudam de acordo com a variedade da bebida. Mas, você sabia que também existem inúmeros modelos de copos para sua cerveja, e que a escolha que você faz pode afetar diretamente a sua experiência com a bebida?


Sei que para muitos, um copo limpo parece mais do que o suficiente. Mas quando falamos em cerveja, especialmente as artesanais, mudar o copo, conforme o estilo da cerveja é fundamental.

Quando selecionado corretamente, seu copo se torna muito mais do que um recipiente de armazenamento temporário para sua cerveja. O copo certo traz os diferentes sabores, aromas e cores de sua bebida. Pode transformar uma experiência comum em uma experiência única. É por isso que decidi escrever esta coluna para ajudar aos apreciadores de cerveja a escolherem o copo certo para cada estilo.

Taças baixas, com a boca fechada, são os chamados 'snifters', muito convenientes para cervejas mais alcoólicas e aromáticas

Já tive discussões (no bom sentido) com amigos sobre a relevância ou não de utilizar copos adequados para cada estilo de cerveja, e aqui coloco os meus argumentos, que são favoráveis a usar o copo ideal para cada estilo.


A variedade de recipientes para degustar a cerveja existe há muito tempo e, normalmente, cada tipo está associado ao local e oportunidade de consumo. Os modelos se consolidaram ao passar dos anos.

Taças, como esse modelo, a trapista, expandem os aromas e facilitam a espuma

Da mesma forma que a comida, a apresentação da cerveja é muito importante. Se uma cerveja parece atraente, é mais provável que o bebedor goste dela. E se essa cerveja for apresentada em um copo perfeitamente adequado ao seu tipo, o olho - e talvez até o paladar - vai identificar isso como uma ocasião especial, valorizando a experiência.


Um copo também pode ser moldado para atender a necessidades específicas, como por exemplo, durante a era da Peste Negra, os artesãos colocaram uma tampa na caneca de cerveja alemã para manter as moscas longe, em uma caneca que já era feita de cerâmica para manter a cerveja gelada. A base estreita do copo de cerveja de trigo permite que o sedimento se acumule no fundo, de forma que o sabor não seja afetado. As canecas de cerveja de vidro grosso foram projetadas para resistir ao abuso experimentado nos bares e eventos da Alemanha. Já formato do topo, normalmente é relacionado à necessidade de reter ou propagar os aromas.

Alguns modelos são mais universais, funcionando como coringas, como o NONIC (vem de não nicar a borda) muito utilizado em bares cervejeiros. A "barriga" do copo não é um enfeite e sim funcional, fazendo com que caso os copos se encostem no balcão, seja através dela e não pela borda, caso contrário, a borda poderia trincar. Estes copos são populares em medidas de pint ou half-pint.

O copo Nonic é um coringa na hora da escolha

Copos altos são indicados para cervejas com muita carbonatação, que formam muita espuma, como Lagers e Weiss.

Taças, como tulipas, com a borda levemente voltada para fora, expandem os aromas e facilitam a formação de espuma, além de serem mais delicados e indicar mais sofisticação.


Taças baixas, com a boca fechada, são os chamados 'snifters', muito convenientes para cervejas mais alcoólicas e aromáticas, como as envelhecidas em madeira, pois proporciona uma intensificação dos aromas, quando propositadamente cheirados.

O caneco Mass é um tipo de copo com o vidro mais grosso

Espero ter convencido o leitor da importância da escolha do copo, ou melhor, da valorização do momento e da experiência de consumo. Seguindo sempre o "beba menos, mas beba melhor".


E se você quiser saber um pouco mais sobre o tema, participei de vídeos para o Diário no ano passado, falando sobre cinco modelos de copo para cerveja que estavam sendo comercializados em um kit promocional. O kit não está mais à venda no jornal, mas as dicas seguem válidas. Confira abaixo!

Saúde!


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190