moda

Moda além de tendências

Colunista Felipe Machado comenta sobre inclusão de pessoas albinas como protagonistas de campanhas publicitárias

A coluna de hoje vem para mostrar que moda não se resume apenas a tendências. Ela carrega consigo também um papel social muito importante, se pensada de forma mais ampla. Moda é o que vemos nas ruas, nas passarelas, nas campanhas publicitárias... Mas passa do âmbito "tendência" e representa também quem as veste. Assim como a moda dá voz por ser uma forma de expressão, também dá espaço para a conscientização e informação através de desfiles e campanhas publicitárias.

Leia mais sobre moda

É o caso dos produtos midiáticos que trazem pessoas albinas como protagonistas por exemplo, dessa forma, mostrando ao mundo uma parcela da sociedade que não é vista normalmente. O albinismo é uma condição genética rara que inibe a produção de melanina. E por ser uma condição não tão comum, não é vista e abordada por políticas públicas e escolas como deveria, gerando aí uma desinformação sem tamanho. Entretanto, eis que a moda e a publicidade, enquanto meios de comunicação, mostram poder contribuir nessa construção de consciência, trazendo para suas ações publicitárias pessoas nestas condições, assim como negros (as), ruivos (a), pessoas com vitiligo e todos aqueles que são minoria em meio à sociedade.

E para que possamos entender o impacto positivo que essas ações têm, nada melhor do que trazer aqui cases como da Lojas Renner, uma das maiores marcas de departamento do Brasil que, em outubro do ano passado, trouxe em sua campanha de Dia das Crianças uma criança albina.

Ou a campanha da Bibi, marca de calçados infantis que se comunica com milhares de pais e mães Brasil afora e trouxe para sua campanha que, inclusive, ainda está no ar, uma criança com albinismo.

Assim como a moda e a publicidade nos mostram o que será tendência na próxima temporada, elas também nos permitem olhar com mais sensibilidade para a nossa sociedade, fazendo com que as diferenças não sejam vistas com estranhamento, sendo uma porta aberta para a informação e para a quebra do preconceito.

Espero que tenham gostado dessa reflexão. E para continuar acompanhando conteúdos e, até mesmo, conversar mais sobre, é só me seguir no Instagram @albinofashion.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190