sociedade

Um Viva o Carnaval

Colunista Juliano Trindade comenta sobre a maior festa brasileira que começa neste fim de semana


No próximo sábado, começa o carnaval, a maior festa brasileira e a festa que promove a maior integração da diversidade. No carnaval todos brincam, divertem-se, confraternizam-se. Ricos, pobres, brancos, negros, heterossexuais e homossexuais interagem com menos preconceitos, sem julgar se o outro e desta ou daquela forma.

Os meus, os seus, os nossos

Festas semelhantes ao carnaval brasileiro existem em todo mundo, na mesma época, mas nenhuma festa é igual a nossa. Temos a alegria e a musicalidade, a diversidade de ritmo, a exuberância das cores e tudo o mais que mostra a força da cultura brasileira em todos os cantos do país. O carnaval é uma das maiores e melhores estratégias de Soft Power que temos a nossa disposição e pode ser utilizada ao máximo para promover o país no exterior.

Obviamente, nosso carnaval não é perfeito, temos muitos problemas a serem resolvidos, como a violência contra a mulher, os roubos, os assaltos e as brigas por uso excessivo de álcool e também uso de drogas. Esses desafios precisam ser enfrentados, para que a maior festa da cultura brasileira cresça e possa mostrar, cada vez mais, nossa riqueza popular.

Cada região brasileira , no carnaval, mostra suas características através das apresentações populares quando se pode saber e compreender compreender a história, a forma de ser e de viver, já que cada estado tem suas características específicas e especiais. É emocionante ver como as pessoas mostram com orgulho quem são, como vivem e quais são suas escolhas.

Apesar de o carnaval ser a maior festa popular do Brasil, não devemos esquecer de outras festas populares que enriquecem muito a cultura nacional, como, por exemplo, a Festival Histórico de Parentins, a Lavagem do Bonfim, o São João e o Círio de Nazaré. Todas essas festas, juntamente com o carnaval, mostram ao mundo de onde viemos, quem somos e o que valorizamos na nossa terra.

Participar do carnaval, assim como de qualquer outra manifestação popular grande ou pequena, faz lembrar da nossa história, das lutas que nossos antepassados tiveram e que moldaram o mundo em que vivemos hoje. É imprescindível para qualquer pessoa aprender a história porque assim poderá valorizar melhor cada festa.

A partir deste sábado, portanto, participe das festas do carnaval, ainda que seja pela televisão. Aproveite bastante até a quarta-feira de cinzas, mas não esqueça que, por trás de toda a festa, de toda a alegria que teremos, há uma história que merece ser vivida e compreendida por todos nós. Viva o carnaval, viva a cultura popular brasileira. Desejo a todos um ótimo carnaval.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190