sociedade

Onde praticar Yoga em Santa Maria?

Colunista fala sobre locais onde é possível praticar a Yoga em Santa Maria


No texto de hoje darei continuidade à desmitificação do Yoga - realizada especialmente na minha última publicação neste espaço - com o objetivo de ajudar a derrubar crenças, preconceitos e resistências que te impedem de iniciar, persistir ou ampliar sua jornada rumo ao autoconhecimento e realização. Também aproveitarei para apresentar inúmeros profissionais que trabalham com Yoga na nossa cidade (Santa Maria, RS) para que, assim, você melhor possa conhecer este universo e suas possibilidades. 

Como sempre digo, o Yoga não é a única via de acesso a você mesmo na sua beleza, pureza, poder e Amor. Mas é a via que eu mais conheço e, a partir da minha experiência de buscadora de mim e da felicidade, a via na qual mais confio e me entrego. O amplo leque de técnicas e ferramentas e a sabedoria, amorosidade e não dogmatização dos seus ensinamentos são o meu "medicamento" diante de "enfermidades" físicas ou psíquicas, a minha terapia e a minha paz. 

Sobre o amor incondicional pelos filhos, pelos demais seres e por nós mesmos

Não quero dizer com isso que não me utilizo, não me utilizaria e menos ainda que não recomendo a utilização de outras ferramentas, pois a riqueza cada vez maior de opções de cura e autoconhecimento não tem porque ser desperdiçada. Mas o Yoga se tornou a minha saúde, o meu eixo, a minha consciência e tranqüilidade.  







Talvez você também encontre no Yoga tudo isso e muito mais. Antes, porém, você deve buscar identificar, em si, quais são as suas necessidades de cura e, no mundo externo, o que for compatível com este seu momento/condição. Para te ajudar, segue, logo mais abaixo, uma lista de espaços e instrutores de Yoga com breve descrição sobre como é a prática que cada um conduz. Mas o ideal é mesmo a vivência da(s) prática(s) de Yoga e da energia/sinergia do/com o(a)(s) instrutor(es)(as). Se desbrave e desbrave o mundo para se encontrar! 

A filosofia, ciência e ética do Yoga são uma só. Mas há inúmeras linhas de Hatha Yoga, que é o ramo do Yoga que trata do corpo físico e no que estão focadas a maior parte das práticas virtuais ou presenciais de Yoga. Ademais, cada instrutor tem sua energia, fé e forma de compartilhar as técnicas e saberes desta filosofia milenar. Portanto, antes que você rejeite conhecer ou persistir no Yoga se permita experienciar esta prática conforme as diferentes metodologias e observando atentamente as suas reais necessidades.

Neste sentido, busque observar, não só quanto à prática de Yoga mas quanto a qualquer escolha que tiver que realizar, o que você está alimentando. Determinada escolha equilibra, ameniza ou alimenta minha ansiedade, apatia, negatividade, conflituosidade...? Igualmente, avalie se sua escolha desperta e potencializa ou reduz sua paz, amorosidade, consciência, felicidade...

Sobre ser renunciante diante de contextos difíceis

Se você acredita que o Yoga é monótono provavelmente ainda não conheceu e experimentou o suficiente. Ademais, é interessante refletir sobre "quem" em você precisa ou gosta de maior movimento e agitação. Da mesma forma, poucas são as posturas de Yoga que você sentirá grande dificuldade de realizar. É comum sentir em algumas, especialmente quando somos iniciantes, mas isto é extremamente normal, como um dia já foi caminhar, não é mesmo?   

Para quem já é praticante, trago a reflexão sobre a disciplina e o que o Prof. Hermógenes, no livro Yoga para Nervosos (super recomendo!!), chamou de "melhoras iniciais". Quanto a estas, Hermógenes comenta que "as primeiras melhoras, tão rápidas e tão estimulantes, em muitos casos, sejam prejudiciais" (p. 90), pois é comum diante delas ou nos considerarmos curadxs de dores físicas, ansiedade, estresse, negativismo etc, ou suspeitarmos que já não estamos mais sendo beneficiados pois não sentimos as mesmas grandes mudanças como no início. Contudo, como diz o mesmo autor, é "preciso sempre prosseguir", pois "não se procura somente aliviar ou disfarçar sintomas e sim encontrar solução consistente" (p. 90). Ademais, é comum intercalar momentos em que sentimos grandes benefícios com outros em que sentimos estabilizar por não perceber as sutis mudanças que seguem ocorrendo. Diante de tudo isso, o fundamental é manter a confiança e a disciplina.

Eu mesma sinto na pele a importância da disciplina. Por inúmeras vezes o frio e a preguiça, numa perspectiva mais aparente, e a auto-sabotagem, numa perspectiva mais profunda, me "convencem" a relaxar e deixar para outro momento/dia minha prática de Yoga. E cada vez mais rapidamente as consequências aparecem na forma dos meus velhos padrões: preocupações, medos, carências e pensamentos negativos dos mais variados tipos que não demoram a gerar sofrimento e até mesmo conflitos.

Por que celebrar o yoga?

Por fim, é fundamental que você saiba que a Hatha Yoga tem por objetivo "dar ao homem um corpo são, um bom instrumento com o qual agir, um templo adaptado para o Espírito" (Yogue Ramacharaca, p. 12), o que é muito diferente do que estamos acostumados em nossa cultura: "o entusiasta ocidental da cultura física desenvolve o seu corpo por amor ao seu corpo, acreditando, frequentemente, que o corpo É Ele mesmo. O yogue desenvolve o seu corpo, tendo-o somente como instrumento para o uso da parte real de si mesmo e unicamente para poder aperfeiçoar o instrumento, com o fim de que possa ser usado na obra do crescimento da alma" (p. 15).   

Caso eu tenha provocado em você a vontade de experimentar desta filosofia e técnica, segue abaixo uma lista em ordem alfabética de espaços e instrutores de Yoga para ADULTOS, ADOLESCENTES e CRIANÇAS vinculados à nossa cidade. Alguns instrutores que contatei optaram por não divulgar seu trabalho neste momento. E talvez hajam outros que desconheço.

ANANDA ESPAÇO YOGA
- Endereço: Marquês do Herval, 458
- Instrutores:
Aline Freitas - Educadora física, professora de yoga formada em Yoga Integrativa pelo Centro de Yoga Montanha Encantada. Também tem formação em Vinyasa Yoga e Aerial Yoga. A prática é uma variação mais dinâmica do Hatha Yoga clássico, com elementos do Vinyasa, utilização de acessórios, dinâmicas do yoga dance, mas respeitando em todas as aulas os oito angas de Patanjali (oito passos do caminho do Yoga). Toda aula é diferente, sentindo a necessidade da turma e trabalhando em cima disso um tema. As turmas são de até 15 pessoas, com adaptação para contemplar desde o praticante iniciante até os alunos mais experientes. 
Liriana Dalla Corte - Yoga para CRIANÇASEducadora física pela Universidade Federal de Santa Maria, formação em Yoga para Crianças com Cris Pitanga e Associação Ananda Marga Porto Alegre. O Yoga para o público infantil busca o despertar da criança. Durante a prática das posturas, respirações e relaxamento, ela aprende a se conhecer melhor e a lidar com seus problemas internos e externos através do lúdico, do diálogo, da música e da liberdade de movimento e expressão.
Luis Felipe Acuña Bonino - A minha prática e aulas são uma combinação de Vinyasa e elementos de Iyengar Yoga. Com foco no treinamento e depuração da: mente através da concentração (dharana), meditação (dhyana), respiração (pranayamas) e corpo (asanas). A prática é feita de maneira crítica com alinhamento detalhado. Sou formado em Vinyasa Yoga com David Lurey, Aerial Yoga com Sarah Clotworthy e meditação com André Oliveira. Estou fazendo formação em Iyengar Yoga com os meus mestres Pedro Pessoa e Camila de Lucca, discípulos diretos de B. K. S. Iyengar. 

CENTRO DE YOGA CLÁSSICO SANTA MARIA 
- Endereço: Rua Mal. Floriano, 1112, sala 21. Centro. Sede também em Itaara
- Instrutores: Sergio Abaide Prestes e Adriana Santana Pereira
O Centro de Yoga Clássico Sergio Abaide Prestes há mais de 40 anos atuando na cidade de Santa Maria, pauta suas atividades reverenciando e reforçando a prática do Yoga Sagrado, o yoga tradicional, através dos professores Sérgio e Adriana. "A estratégia de vida é baseada em princípios de comportamento social, atitudes, práticas de controle do corpo, da energia pessoal e da mente, que visam à liberdade, ao respeito à vida e ao convívio harmonioso no mundo com os outros. Enfatiza a atenção e a ação prática como caminho de realização e encontro do próprio ser em cada indivíduo."

FRANCISCO FIORENZA NUNES (instrutor)
- Local e endereço das práticas:
Espaço Holístico CALI - Rua Serafim Valandro, 501
- Segue a Raja Yoga de Patanuali, com uso de ásanas (exercícios físicos), pranayamas (exercícios respiratórios) e dhyana (meditação), aliado aos estudos dos sutras (ensinamentos).

INSPIRE
-Endereço:
Rua Bento Gonçalves, entrada pelo ginásio da Escola Coração de Maria
- Instrutoras: Nádia Ávila e Tatiana Neves
Aero Yoga é uma nova maneira de praticar Yoga, onde o professor usa tecidos presos no teto como uma ferramenta a mais para realizar os Asanas (posturas) tradicionais do Yoga. O tecido facilita a realização de certas posturas e aumenta o grau de desafio de outras. Existe a possibilidade de ficar de cabeça para baixo sem comprimir as vértebras de toda coluna desde a primeira prática. Quem supera o desafio das posições invertidas tem como recompensa a sensação de prazer, domínio do próprio corpo e bem-estar. A prática ainda desenvolve força, flexibilidade, resistência, respiração consciente, relaxamento e meditação.

INSTITUTO RAGA STUDIO DE YOGA
-Endereço:
Rua Vale Machado, 1628
-Instrutores: Litieli e Nityanam Romero
Nossas aulas seguem o estilo do VinyasaFlow Yoga, certificado pelo Yoga Alliance. Vinyasa yoga é uma jornada através do alinhamento da respiração (pranayama) com o movimento de sequências criativas e fluídas de posturas (ásanas) que abrem espaço em nosso corpo/mente/alma para entrar no fluxo da vida com mais alegria, leveza e plenitude. A prática do Vinyasa é dinâmica, com enfoque no alongamento e fortalecimento muscular, conduz o praticamente à um estado de clareza e tranquilidade mental. As aulas podem variar desde práticas mais vigorosas com posturas mais intensas e práticas mais leves com sequências mais restaurativas.

LAURA LEITE YOGA
-Endereço:
Rua Francisco Manuel, 40
- Instrutora: Laura Leite
Através da prática do Hatha Yoga podemos ampliar a consciência corporal, a capacidade respiratória, fortalecer e alongar os músculos e equilibrar os centros energéticos do corpo. O Yoga é um poder acessível a todos! As práticas ocorrem num espaço localizado num beco rodeado de árvores e tranqüilidade no centro da cidade.

LISI LUZ STUDIO DE YOGA
- Endereço:
Rua José Maurício, 219, bairro Camobi
- Instrutora: Lisiane Alves da Luz Santos

Yoga para ADULTOS
Graduada em Educação Física, pós-graduada na área de Atividade Física e Saúde/UFSM, formada em Kundalini Yoga pelo Kundalini Research Institute e MoonMother nível 1. Ministra aulas de Kundalini Yoga, sistema da filosofia indiana que utiliza técnicas milenares (asanas, exercícios respiratórios, relaxamento, meditação, mantras, mudras) visando o desenvolvimento total do ser humano.

Yoga para CRIANÇAS
Através de um método de trabalho diferenciado e lúdico, as aulas de Yoga para crianças no Lisi Luz Studio de Yoga proporcionam melhorias na concentração, na criatividade e no autocontrole, contribuindo para o desenvolvimento integral da criança, com efeitos positivos no aprendizado, nas relações e no desenvolvimento físico.

MATHER TABLAO - ESPIRITUALIDADE, CULTURA E ARTE
- Endereço:
Andradas, 550
- Instrutoras: Carolina Suptitz e Lilian Rosana - Yoga para CRIANÇAS e ADOLESCENTES
De forma simples e divertida a prática de yoga composta por meditação, pranayama (respiração) e asanas (posturas físicas) traz inúmeros benefícios. Segundo Hermógenes, as crianças "brincando, vão aprender a respirar, relaxar, a ficar quietinho, sem tagarelar, sentados e brincando de meditar. Assim também com alegria chegarão a cultivar os valores humanos (verdade, retidão, amor, paz e não violência)." A prática regular de yoga fortalece músculos, aumenta a disposição, desenvolve a coordenação motora e a inteligência emocional, aumenta a consciência corporal, reduz a ansiedade e o stress, desenvolve a criatividade, ajuda a manter a calma e a concentração e aumenta a auto-estima e auto-confiança.
Malu Guerra - Maria Luiza Guerra é instrutora formada pelo Yoga Nilaya: Conhecimento e Espiritualidade. A palavra yoga pode ser descrita como união, tratando-se entre corpo e mente. Todos podem fazer a prática que, ao longo do tempo, traz calma e suavidade à vida, abrindo canais de amor para a realização pessoal. Namastê

NAVE MÃE ESPAÇO CULTURAL VEGETARIANO
-Endereço:
Travessa Lucas Barbosa, 654, apto. 01. Rosário
- Instrutor: Paulo Müller de Souza
Yoga para ADULTOS, CRIANÇAS e MAMÃE-BEBÊ
O Kaya yoga desenvolvido pelo instrutor Paulo Müller é integrativo, do ashtanga yoga, clássico e Iyengar, através da escola Pequenos Yogis, da Proefssora Cassia Parmeggiani. O Kaya Sadhana é desenvolvido através dos 1) Sat Karman (seis atos) - Kriya - atividades de limpeza; 2) ásanas - posturas; 3) mudras - gestos ou Bandha - constricções; 4) Yoganidra - relaxamento; 5) Pranayama; 6) Dhyana - Meditação.

PADMA SHALA
- Endereço:
Rua José Bonifácio, 2355. Policlínica Provedor Wilson Aita (anexo ao HCAA) - Sala 1212
- Instrutoras:
Tati Debiasi -
Professora de Yoga Integrativa e Yogaterapeuta formada pelo Centro de Yoga Montanha Encantada. Ministra aulas de Hatha Yoga Integrativa, prática acessível para qualquer pessoa, independente de idade ou preparo físico. Promove integração física, energética, psicoemocional, utilizando técnicas respiratórias, posturas, técnicas de relaxamento e meditação. São aulas temáticas, trazendo algum tema relacionado a filosofia do yoga ou autoconhecimento com o objetivo de guiar os praticantes na busca por expansão da consciência. Sendo médica e Yogaterapeuta consigo adaptar as ferramentas do yoga para auxiliar no tratamento de doenças.
Denise Braga Lopes - Hatha Yoga é uma linha do yoga clássico. Há significa sol e Tha lua. A prática busca o equilíbrio das duas energias, solar e lunar e assim procura estabelecer o equilíbrio entre o feminino e o masculino. Estas energias não são vistas como opostas e sim complementares. Durante a prática há uma consciência dos movimentos que são fluidos com o ritmo da respiração, por isso a importância fundamental do pranayama - um dos pilares do Yoga que faz circular a energia vital por todo o corpo e regula a respiração durante a prática. Formação em Hatha Yoga no Nilaya. Professora certificada de Yogadance - Let Your Yoga Dance.

PURA YOGA
- Endereço:
BR 287, 7030, sala 201, Camobi
- Instrutoras: Cleonice e Géssica Weber
O espaço Pura Yoga segue o método de Yoga Integrativa do Centro Montanha Encantada. Têm como base o Hatha yoga, as aulas possuem um tema, asanas variados por meio de acessórios como faixas, blocos, slings e almofadas para maior conforto. Utiliza técnicas de exercícios respiratórios (Pranayamas), gestos com as mãos (Mudras), Mantras e afirmações. Oferece Yoga Integrativa, Yoga Somático, Yogaterapia, Yoga Dance e Meditação.

SEMENTE DIVINA
- Endereço:
Rua dos Plátanos, 433, Vila Etelvina, Itaara. Em Santa Maria, as práticas ocorrem na Mather Tablao (ver acima)
- Instrutores:
Carolina Suptitz -
A prioridade da prática de Yoga e Autoconhecimento, com duração de 1h30min, é a mudança nos nossos padrões de ação e pensamento nos conduzindo a criar realidades positivas e a desenvolver a aceitação e a gratidão. Os exercícios físicos, realizados com amorosidade e respeitando os limites individuais do praticante, além de fortalecer e flexibilizar o corpo, nos ajudam a eliminar tendências emocionais negativas. A meditação, os pranayamas (exercícios respiratórios), a entoação de mantras, as visualizações e a transmissão de saberes de Mestres espirituais e demais estudiosos relativos ao autoconhecimento agregam potência e aceleram o processo de ampliação de consciência.
Edgar Matias - Yoga é União. União com o corpo físico, com a mente e as emoções, e finalmente com o espírito, a essência, o Ser, o Eu. Com o avançar nesses estados de união, o sentimento de paz interior se expande. Em práticas de 1h30m de duração, conversamos buscando a sabedoria - Jinana Yoga; meditamos almejando o autocontrole mental - Raja Yoga - e o silêncio interior; exercitamos o corpo físico a fim de mantê-lo saudável e assim ser um bom instrumento - Hatha Yoga. O Tantra Yoga, com seus conhecimentos e práticas, possibilita que o seu praticante atinja o estado de União e viva a serena plenitude interior.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190