por que meditar?

Meditar não é fácil... mas persista!

A colunista Carol Suptitz fala sobre os benefícios da meditação

Sou instrutora de Yoga e quero confessar para vocês que meditar é muito difícil para mim. Inclusive sinto e costumo dizer que ter me tornado instrutora de Yoga foi o jeito que o Universo achou de (re)colocar uma "workaholic" no caminho das suas próprias curas e missão.

Dos benefícios da meditação acredito que você já ouviu falar, né? Mas muito pouco se sabe das experiências pessoais dos praticantes, não é mesmo?

Eu quero aproveitar esse espaço pra talvez te ajudar a se sentir mais normal porque, sim, meditar não é molezinha pra muita gente! E, especialmente, te sensibilizar a insistir, persistir...

A meditação é uma técnica milenar que pode ser praticada de inúmeras formas e que proporciona os mais variados benefícios. A ciência já comprova uma grande quantidade deles no que se refere à nossa saúde e bem-estar. Uma pesquisa rápida no Google pode lhe surpreender!

Mas a meditação é também referida em textos milenares de diferentes tradições como a principal ferramenta capaz tanto de nos libertar dos padrões psíquicos que geram sofrimento como de nos conduzir à nossa máxima potência.

Nos textos de filosofia oriental a referência à meditação é explícita como caminho à libertação do sofrimento e conexão com a essência de pura potência amorosa que somos - se isto lhe soar abstrato e distante, não se preocupe, te entendo; é necessário mesmo um pouco mais de contato com tais sabedorias para compreender um pouco mais do que isto quer dizer. Nos Upanishads, parte dos textos milenares dos Vedas que trata do autoconhecimento, consta o seguinte:

"as almas sábias e tranquilas e que possuem autocontrole - que estão satisfeitas em espírito e, que praticam a austeridade e a meditação na solidão e no silêncio - são libertadas de toda impureza, e atingem, através do caminho da liberação para o imortal, o que verdadeiramente existe, o imutável Eu."

Foto: Pixabay

E é somente por estar em contato com ensinamentos como estes e experienciando a grandiosidade deles na minha vida, que tem sido radicalmente transformada para melhor, que insisto nas práticas meditativas (junto de outras: prática física do Hatha Yoga, afirmações positivas e práticas devocionais).

Por que, afinal, muitos pensamentos desistentes - e autodestrutivo - já tentaram me convencer a parar: isso não é pra mim; minha mente é agitada demais; tenho muita coisa a fazer para dedicar tempo a não fazer nada...

Sou daquelas pessoas com tendência compulsiva pelo pensar e fazer. Muitas vezes preocupada com o que precisa ser feito. E em raros momentos estou entregue ao sentir, ouvir, ver... simplesmente entregue ao aqui e agora. Se de olhos abertos já costumo me distrair na mente, imagine de olhos fechados!

E é diante de todos estes desafios que sigo a cada dia buscando me tornar menos pensante e "fazedeira". Colocando em prática cada vez mais o que acredito: a prioridade da vida está no cuidar de si, especialmente através do silêncio e mergulho interno que é a meditação. Até porque não só estudei sobre, mas experimento na prática que a abundância, prosperidade e felicidade vêm desta inversão na lógica perversa e ignorante do atual modelo de vida, que nos convenceu que precisamos estar sempre fazendo, pensando, sendo produtivos...

Por mais difícil que seja pra você, crie o hábito de fazer esta que é a principal higiene que nos cabe, a higiene mental, e dedique alguns minutos no início e no fim dos dias à prática da meditação. Krishna inclusive comentou sobre isto com o seu discípulo: "Ó Arjuna, a mente é oscilante certamente! Curvar a mente não é fácil. Mas a mente pode ser controlada por constante prática e renúncia".

Tenha bons dias pela frente... e medite! Namaskar!



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190