sociedade

Feliz Natal!

Colunista relembra a história do Natal e o surgimento de símbolos como Papai Noel e pinheiro


Mais um ano passou. Chegamos quase ao fim de 2019. Estamos hoje comemorando o Natal. O natal é a comemoração mais importante do cristianismo, sua data foi definida pelo Papa Julius, no século IV. Até então não se havia definido o dia de nascimento de Jesus, e festas pagãs eram celebradas no mesmo dia. 

Foto: Pixabay
Árvore é um dos símbolos mais tradicionais do Natal 

O natal tem seus simbolismos e dois deles bem nossos conhecidos: o Papai Noel e a árvore de natal. O primeiro referido resultou de uma criação inspirada em São Nicolau, santo que costumava ajudar os pobres nessa mesma época. Papai Noel, entretanto, só ficou popularizado no início do século XX, após uma campanha de Natal da Coca Cola. Originalmente era azul, mas passou a ser vermelho após a empresa de refrigerantes colocar a sua cor na mesma campanha.

A tradição de se fazer árvore de natal começou apenas em 1500 com Martin Lutero, egípcios, romanos, celtas e vikings sempre traziam pinheiros para casa nesta época. O pinheiro verde simboliza a vida e se mantém verde durante o inverno.

O dia 25 de dezembro é dia de confraternização das famílias e é o momento de celebrar o amor que existe entre todos . A troca de presentes é uma maneira de demonstrar carinho e admiração. Para as crianças é um momento muito especial - há, no entanto, países em que a troca de presentes é feita no dia 6 de janeiro, Dia de Reis, lembrando a tradição da visita ao Menino Jesus.

O período de Natal e Ano Novo é significativo avaliar o ano que está passando e estabelecer , ao menos, alguns projetos e metas para o ano seguinte e pensar no que desejamos para o ano seguinte.

É hora também de demonstrar amor e carinho para com as pessoas. É hora de ser feliz, dar boas risadas e se divertir. Hora de demonstrar o melhor de todos nós e relembrar quem realmente somos - melhor mesmo que isso tenha sido feito ao longo de todo o ano. No dia de hoje, sonhe, ame, mostre que a vida é bela e que, apesar dos desafios diários, podemos ser felizes. Agradeça muito, não somente no dia de hoje, mas nos dias todos de 2020. Isso certamente tornará a vida mais leve.

Desejo-lhes feliz Natal e bom 2020, com esperança de que possamos contribuir um pouquinho para tornar o mundo mais generoso e solidário.



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190