sociedade

A Mesma História de Novo

Leia a coluna de Juliano Trindade


Estamos assistindo o atual governo seguir o mesmo caminho dos governos do partido dos trabalhadores no que se refere ao relacionamento com o congresso. Após o escândalo do mensalão o atual governo que se diz incorruptível e que não corrompe ninguém cria maneiras de comprar apoio dos parlamentares para os seus projetos. O presidente Bolsonaro não tem vergonha nenhuma em implementar políticas e estratégias iguais aos governos petistas para obter o mesmo resultado.

O congresso nacional hoje liderado por Lira tem o presidente em suas mãos, fazem o que querem e fazem exigências absurdas para apoiar o presidente e assim evitar a sua derrocada.Para operacionalizar as exigências o presidente e seus ministros cometem crimes de responsabilidade em série que piora a situação econômica do país e trás consequências graves para toda população.

Hoje o que assistimos é um show de aberrações que tem como objetivo final encher os bolsos dos deputados. Bolsonaro tenta a todo custo manter as aparências, tenta falar que seu governo é limpo. Suas atitudes porém demonstram o contrário, demonstram sim que ele apoia a roubalheira e até a incentiva. Tudo com o propósito de se manter no governo e tentar se reeleger em 2022. 

Entra governo, sai governo mas as estratégias e às articulações para que os esquemas de corrupção se perpetuem continuam sem sofrer nenhum ataque a sua estrutura. Quem é o culpado por isso tudo? A melhor resposta é o atual sistema de governo. Vivemos o que se chama de presidencialismo de coalizão, neste sistema o governo precisa estruturar uma coalizão no congresso com diferentes partidos para apoiar os seus projetos de interesse. Com dezenas de partidos políticos, com diferentes pensamentos e todos ávidos por dinheiro, os esquemas de corrupção tem campo fértil para surgirem e se perpetuarem.

Para derrubar esses esquemas é preciso que ocorra uma reforma político partidária e eleitoral profunda. Nenhum país do mundo consegue ser governado decentemente com três dezenas de partidos. Partidos que mudam de posicionamento e ideologia conforme os interesses do momento e conforme o governante de plantão. O Brasil precisa fazer logo uma reforma que coloque o sistema político partidário e eleitoral nos trilhos, sem isso os problemas continuarão existir e a situação do povo irá piorar cada vez mais.

Talvez tenhamos hoje o pior grupo de legisladores no congresso, os eleitos nas eleições de 2018 conseguem diariamente promover um desserviço ao país. O Brasil tem algumas das leis mais avançadas do mundo em algumas áreas como o meio ambiente, estátuas legislatura esta conseguindo destruir o trabalho feito anteriormente. O congresso precisa de uma renovação urgente, precisamos recuperar o que já foi feito, precisamos olhar para aqueles que precisam de apoio e não ajudar aqueles que querem destruir o que temos.

Precisamos pressionar o congresso a manter-se na linha, pressionar para proteger aqueles que realmente precisam e demonstrar nosso descontentamento com os esquemas de corrupção existentes. Temos conhecimento e sabemos quem são aqueles políticos que tentam a todo custo se perpetuar no poder para assim manter os esquemas de corrupção. Estas pessoas precisam perder o apoio da população e precisam entender que o seu pensamento não é mais desejado para o país.

O engajamento popular, o saber votar aliado a um conhecimento profundo dos candidatos pode mudar bastante as atitudes do congresso nacional. Este comportamento aliado a uma mudança profunda no sistema trará mudanças significativas para o país. Mas para que isso aconteça é preciso que a população mude sua atitude frente aos candidatos, que as pessoas saibam votar de forma correta e após o processo eleitoral passe a cobrar constantemente o seu deputado e senador. Com estas atitudes esquemas de corrupção como o mensalão, orçamento paralelo assim outros futuros esquemas nunca mais irão existir. 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190