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Saúde articular: preservando seus joelhos durante a corrida

Colunista Michel Silva dá dicas de como manter os joelhos saudáveis

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Correr é um ótimo exercício, não só para a saúde, mas também para a mente. E nessa época, com dias mais ensolarados e longos é uma atividade bastante praticada por pessoas não-atletas, buscando uma melhora na saúde e qualidade de vida, e também emagrecimento.

Porém, alguns problemas podem acontecer durante a corrida, causando danos principalmente à articulação do joelho. 

Isso pode ser explicado pelo fato de os joelhos receberem quase todo o impacto do peso do corpo contra o chão. Felizmente, é possível evitar esse problema tomando alguns pequenos cuidados.


Escolha o tênis certo

Muitos ainda acham que isso é apenas mais uma estratégia das empresas de calçados para ganhar dinheiro em cima dos consumidores, mas escolher um tênis apropriado para corrida é muito importante para prevenir lesões. Principalmente, se você tem um desvio na pisada; 

Fortalecimento
Um bom fortalecimento dessa articulação pode evitar uma série de lesões. Em exercícios de musculação, dê a devida ênfase à extensão completa do joelho, principalmente na cadeira extensora. Os 25 graus finais do movimento estimulam de forma significativa o músculo vasto medial, responsável por grande parte da estabilização do joelho; 

Mantenha-se flexível
Músculos encurtados limitam a funcionalidade das articulações envolvidas, portanto, mantenha em dia a flexibilidade de músculos tais como a panturrilha, posteriores de coxa, glúteos e quadríceps. Isso permitirá uma técnica de corrida mais fluída e com melhor postura; 

Repouso adequado
Não adianta tentar correr atrás do tempo perdido aumentando a frequência dos treinos. Correu? Descanse!! Um bom desempenho de treino exige músculos aptos a trabalhar no seu melhor, e isso demanda boa nutrição e hidratação e também repouso adequado; 

Com os cuidados certos, é possível explorar o melhor dos benefícios da corrida, e também da estação do calor. 

Bons treinos e até o próximo mês.


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