vida e saúde

Diga sim a vida, defenda a nossa ÁGUA de cada dia!

Colunista Tereza Cristina Blasi fala sobre o bem universal que é a água


A água é um bem universal, faz parte de todas as reações metabólicas de nosso organismo, nós adultos somos feitos cerca de 60% desse líquido precioso que necessita ser defendido por todos, principalmente, pelos brasileiros quando notícias surgem sobre a venda das nossas maiores reservas: "Aquífero Guarani" e o "Alter Chão".

"O Brasil possui dois dos maiores aquíferos do mundo, o Guarani e o Alter do Chão. Outros também merecem destaque, como o Cabeças, o Urucuia-Areado e Furnas. Formadas por rochas permeáveis, essas formações geológicas transmitem água (muitas vezes potável) para poços e nascentes. Considerado o maior do mundo, o aquífero Alter do Chão é o maior em extensão de água e compreende a região do Amazonas, Pará e Amapá. Segundo estimativas, seria suficiente para abastecer toda a população mundial por 100 vezes, com um volume que alcança 86 mil km³. Em termos comparativos, o Alter do Chão tem quase o dobro do volume de água potável que o Guarani, que passa também pela Argentina, Paraguai e Uruguai. Sua extensão territorial, porém, é menor que a do aquífero que abastece os outros países sul-americanos - o Guarani se encontra em alarmante estado de degradação por estar localizado em uma região populosa e poluída, a Centro-leste do continente" (Bolg Grupo OPersan, 2014).

A água é indispensável a nossa saúde, tem funções específicas em todo o metabolismo e é regulada por um sistema que é capaz de fazer tudo funcionar, tem papel de solvente universal, garante as reações químicas, como também a eliminação de substâncias tóxicas.

A água tem a participação em processos fisiológicos como digestão, absorção, excreção, como parte da composição dos sucos digestivos, da saliva que são fundamentais para a quebra do alimento, presente também no líquor, articulações, lágrimas, líquido amniótico, além de ser eliminada pela urina, é excretada pelas fezes, suor respiração. Para todas essas funções é necessário ingerir 30 ml/kg dia, por adultos e idosos, para as crianças a quantidade é maior quando menor for à idade, simplesmente a água hidrata, e os sucos, chás, chimarrão não tem a mesma função, pois tem solutos em sua composição.

Os alimentos mais ricos em vitaminas e minerais, menos calóricos são aqueles que têm em sua composição mais de 90% de água, e esses ajudam nosso organismo manter todas as funções necessárias à vida, portanto precisamos também desses vegetais para nossa sobrevivência.

Para a sobrevivência humana, a água em futuro próximo será uma moeda de troca com um valor incalculável às futuras gerações, e se não a defendermos como bem maior pagaremos muito caro por isso, ou morreremos.

No Brasil empresas internacionais já estão fazendo ofertas milionárias - afinal, estamos vendendo tudo mesmo- para se apropriar de nossas reservas, quase tudo na "surdina" e nós desavisados e ignorando tal fato seguimos com nossas torneiras abertas esbanjando em produção de gado, na agricultura, na produção da indústria, sistemas de tratamento e esgotos falhos, e ai vêm os questionamentos: até quando seremos cegos surdos para esse bem maior da humanidade?

Feche sua torneira, abra sua mente, leia, seja crítico, se aproprie de dados sobre as nossas reservas, diga não a essa agricultura predatória que além do imenso gasto de água, polui nossos mananciais e reservas com agrotóxicos levando prejuízos incalculáveis à saúde da nossa população, e dessa forma dia após dia mais e mais agrotóxicos são liberados para matar a população de forma indireta e lenta também pela água.

O conhecimento sobre esses dados alarmantes do precioso líquido é imprescindível, portanto, acordem e defendam nossos aquíferos, e a água nossa de cada dia, não estamos mais "deitados em berço esplêndido".

Ignorar é no mínimo inseguro, frágil, temerário e irresponsável, reavalie o valor inestimável que a água potável tem, evolua promovendo um processo educativo constante onde estiver presente, e reflita sobre seu sentido maior na vida: sobrevivência do planeta.

Poupe água;

Defenda uma agricultura sustentável e orgânica/ no meio ambiente você é só mais um;

Divulgue os excessos e prejuízos à natureza;

Preserve as fontes de água e seu biomas;

Incentive a pesquisa e a educação sobre a água e o meio ambiente;

Denuncie uso abusivo dos mananciais para produção agrícola, desperdício de água em qualquer atividade;

Participe de campanhas em favor da água;

Perceba-se humano com necessidade de água no dia a dia;

Cobre do governo políticas públicas seguras que coíbam o término desse bem maior em qualquer dimensão;

Diga sim a vida, defenda a água nossa de cada dia.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190